Seja bem vindo ao nosso Blog!

Controlar o retorno dos pacientes pode ser fácil

Aqui no blog, já falamos sobre o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) conciliar tarefas de secretariado na sua rotina. Uma dessas atividades é manter a agenda do dentista organizada; também já falamos disso! No post de hoje, o nosso tema está relacionado aos dois assuntos, mas é inédito por aqui: como o ASB pode controlar o retorno dos pacientes?

Por que controlar?

Antes de tudo, você sabe porque é importante controlar o retorno dos pacientes? Uma das principais razões é por conta do retorno financeiro, claro. Até porque quando um cliente marca uma consulta e não vai, o consultório perde tempo. E tempo é o que? Dinheiro! E perder dinheiro ninguém quer, certo?!

Controlar o retorno dos pacientes também ajuda no processo de fidelização de clientes e, claro, contribui para a saúde de quem é atendido no consultório em que você trabalha como ASB. Afinal, o mais prejudicado com um tratamento importante interrompido é o paciente.

Como fazer o controle?

Existem, basicamente, duas formas de controlar o retorno dos pacientes. Uma delas é com a ajuda de um software. A outra é fazendo o controle “à mão” mesmo. Para ambas, é preciso organização e planejamento.

Se o consultório que você trabalha não pode investir em um software, tudo bem, a gente explicar melhor como você pode fazer o controle sozinho.

Funciona da seguinte forma: imagine um paciente que é atendido no consultório de seis em seis meses. Fica difícil para ele e até mesmo para voce, como ASB, prever a agenda do dentista para daqui a um semestre, certo?!

O que fazer, então? Tenha uma pastinha para cada mês do ano. Aí, é só guardar a ficha do paciente para o período em que consulta deve ser marcada. Quando a época chegar, basta entrar em contato com o cliente.

Também dá para fazer o mesmo usando a agenda do consultório: anote no mês do retorno que é preciso marcar uma nova consulta com determinado paciente.

Gostou das nossas dicas simples?! Se você tem algum outro método infalível para controlar o retorno dos pacientes, conte para a gente nos comentários! Não deixe de ver no nosso blog mais dicas para a rotina do Auxiliar de Saúde Bucal.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​