Depois de aprender a teoria no curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), é hora de estagiar. O estágio é obrigatório para conquistar a certificação e, finalmente, o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). São necessárias 85 horas. Mas, afinal, quais atividades o estagiário ASB desempenha?
Antes de listarmos quais atividades o estagiário ASB desempenha, lembramos que o estágio funciona para que o futuro profissional se prepare melhor para a carreira que escolheu. Isso porque, quando estagia, ele tem uma boa noção das tarefas que auxiliar de dentista desempenha no dia a dia.
Quais atividades o estagiário ASB desempenha?
O Auxiliar de Saúde Bucal desempenha dezenas de atividades no dia a dia. Veja algumas abaixo:
- Organizar e executar atividades de higiene bucal;
- Processar o filme radiográfico;
- Preparar o paciente para o atendimento;
- Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares;
- Manipular os materiais de uso odontológico;
- Selecionar as moldeiras;
- Preparar os modelos em gesso;
- Registrar os dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal;
- Executar a limpeza, a assepsia, a desinfecção e a esterilização do instrumental, dos equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho;
- Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal;
- Aplicar as medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos e resíduos odontológicos;
- Desenvolver ações de promoção da saúde e de prevenção de riscos ambientais e sanitários;
- Realizar em equipe o levantamento de necessidades em saúde bucal;
- Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.
Em um consultório odontológico, é provável que o ASB estagiário não fique responsável por todas essas tarefas que citamos acima. Ainda assim, é importante que ele tente absorver o máximo de conhecimento prático que conseguir, seja apenas observando como fazer ou “colocando a mão na massa”.
Possibilidade de efetivação
Assim como em outras áreas, estagiar como ASB pode facilitar a efetivação. Por isso, é tão importante que o estagiário tire o máximo de proveito nesse período de aprendizagem e nunca deixe de mostrar interesse.
Mesmo que não consiga ser contratado no local em que estagiou, o estagiário não deve ter dúvidas de que essa experiência serviu para enriquecer o currículo dele. Para os empregadores, o profissional que faz estágio chega ao mercado de trabalho mais preparado para os desafios.
Quer saber mais sobre a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal? Então, fique de olho no nosso blog. Tem posts novos toda segunda, quarta e sexta-feira!