Seja bem vindo ao nosso Blog!

Por que o auxiliar de dentista deve usar uniforme?

contaminação cruzada ocorre quando o dentista, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) ou outro membro da equipe faz o transporte de vírus e bactérias de um objeto infectado para outro que não está. Isso é facilitado quando o profissional não está equipado corretamente. É por esse motivo que o auxiliar de dentista deve usar uniforme, sim!

Hospitais, consultórios e clínicas odontológicos e outros locais que responsáveis pela saúde da população têm manuais de biossegurança. Essas publicações instruem os profissionais sobre como esterilizar os instrumentos utilizados no dia a dia e também dão outros tipos de orientações para evitar a contaminação cruzada no ambiente de trabalho.

Uma das medidas de biossegurança do manual de Odontologia diz que jalecos, aventais, luvas, máscaras são de uso obrigatório em clínicas e consultórios.

Isso para impedir que o sangue e as secreções do paciente – que podem estar afetados ou não – entrem em contato direto com a pele do ASB, que por sua vez, pode ser contaminado e/ou acabar infeccionando outro paciente. Bem perigoso, né?!

Auxiliar de dentista deve usar uniforme sempre higienizado

Todo esse uniforme profissional deve ser frequentemente higienizado para realmente não virar um bom meio de propagação de microrganismos.

As luvas, por exemplo, devem ser trocadas a cada atendimento. Já os jalecos precisam ser de manga comprida e de gola alta para garantir a proteção de todas as áreas – a troca pode ser diária ou logo que houver a presença visível de fluidos. É importante também não se esquecer da esterilização das vestimentas contra radiação!

Organização e padrão

Secundariamente, o auxiliar de dentista deve usar uniforme também para organização e padronização do consultório odontológico. Um jaleco com o nome e a função do profissional é importantíssimo para o paciente que chega para a sua primeira consulta e ainda não sabe quem é quem ali.

Vale lembrar que o auxiliar de dentista deve usar uniforme apenas no ambiente de trabalho por questões sanitárias! E quanto aos instrumentos odontológicos? Você sabe bem como limpá-los corretamente? Confira no nosso blog 3 erros na esterilização para nunca mais cometer!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​