Seja bem vindo ao nosso Blog!

Evitar o tártaro pode ser mais simples do que você imagina

O tártaro se forma quando a placa bacteriana endurece por ficar muito tempo nos dentes. Ele é mais comum do que você imagina e aparece quando a higiene bucal não está sendo feita da maneira correta. Para retirá-lo, é preciso ir ao dentista. Mas você sabia que evitar o tártaro é simples?

Basta incluir poucos hábitos preventivos no seu dia a dia – você consegue contá-los nos dedos de uma mão! Lembre-se que o tártaro nem sempre está aparente. Às vezes, pode estar atrás ou nos vãos dos dentes.

Cinco hábitos saudáveis para evitar o tártaro

Veja abaixo como evitar o tártaro com atitudes bem simples:

  • Cuide da sua higiene bucal todos os dias depois das refeições, especialmente à noite. Assim, além do tártaro, você pode prevenir doenças como a cárie;
  • Deixe a preguiça de lado e passe o fio dental. Ele evita a formação e o endurecimento da placa bacteriana entre os dentes;
  • Use o enxaguante bucal também; de preferência, um sem álcool;
  • Mantenha uma dieta saudável. Açúcar e carboidratos colaboram para o aparecimento da placa bacteriana. Quando a higiene bucal não é bem feita, fica ainda mais fácil de o tártaro surgir;
  • Vá ao dentista regularmente para checar a sua saúde bucal.

Tártaro: porquê e como tratar

Se o tártaro já tomou conta dos seus dentes, procure o seu dentista para fazer uma profilaxia – uma limpeza dentária que mantém a boca livre do acúmulo de placa bacteriana.

Quando o tártaro não é eliminado, ele continua se alimentando dos microrganismos da sua boca e, assim, consegue se multiplicar por todos os seus dentes – o que pode causar problemas mais graves para a sua saúde. Bactérias presentes nas inflamações da gengiva, por exemplo, podem chegar ao coração através da corrente sanguínea.

Essa é só uma das consequências da gengivite, a inflamação na gengiva provocada pelo tártaro. Se não for tratada, a gengivite ainda pode evoluir para casos mais graves, como a periodontite, causando a perda de dentes.

No nosso blog, você encontra outras dicas de como cuidar da sua saúde bucal. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​