Seja bem vindo ao nosso Blog!

ASB ou TSB: em qual profissão investir no ano que vem?

Os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e de Técnico de Saúde Bucal (TSB) oferecem uma formação mais rápida e econômica para quem sonha em trabalhar com Odontologia. Neste post, a gente fala sobre as diferenças entre essas duas profissões e ajuda você a escolher entre ser ASB ou TSB.

ASB ou TSB? Veja as principais diferenças

A rotina do ASB gira em torno da preparação. É esse profissional quem separa e higieniza os materiais odontológicos usados durante a consulta. Também é responsabilidade do auxiliar de dentista limpar e higienizar – ou descartar – o que foi utilizado.

No dia a dia, o Auxiliar de Saúde Bucal é quem recebe os pacientes e organiza toda a documentação deles, como o prontuário.

Já o TSB cuida de pequenos procedimentos no paciente – ele, por exemplo, aplica o flúor para a limpeza dentária e remove as suturas. O Técnico de Saúde Bucal pode, ainda, tirar as fotos da arcada dentária.

O salário entre os dois também é diferente. Geralmente, um TSB ganha um pouco mais do que um ASB.

Isso porque, entre outros motivos, a formação do técnico é mais extensa e as atividades envolvem mais risco biológico e de contaminação. A diferença de remuneração é de, no mínimo, de R$ 200 a R$ 500 maior.

Apesar das diferenças na rotina, na formação e nos salários, ser ASB ou TSB exige registro no Conselho Federal de Odontologia (CRO) e no Conselho Regional de Odontologia (CFO)!

Nada impede também de que, no futuro, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) invista em um curso para ser Técnico de Saúde Bucal.

Agora, é só escolher qual das duas profissões mais agrada você e procurar a melhor instituição para a sua formação. Aqui no blog, nós já falamos sobre como escolher o curso ideal para ASB. Não deixe de conferir!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​