Seja bem vindo ao nosso Blog!

3 técnicas para o ASB não perder o controle emocional no concurso

 

Conquistar um cargo público exige preparação – não só antes da prova, mas também durante ela. Na hora, muita gente que estuda para valer acaba prejudicada pelo nervosismo. Neste post, falamos de 3 técnicas para que o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) não perca o controle emocional no concurso.

Antes de começarmos, não se esqueça de que a reprovação não é sinônimo de fracasso completo. A sua felicidade não pode depender de uma prova, ok?! 🙂

Como manter o controle emocional no concurso

  • Cuide de você

O controle emocional no concurso depende muito da maneira como você cuida do seu corpo. Mente e corpo estão ligados! Por isso, tenha boas noites de sono e pratique atividades físicas regularmente para regular o seu nível de cortisol – o “hormônio do estresse”.

Lembre-se de manter também, no dia a dia, uma postura mental paciente e generosa – saiba reconhecer até mesmo as suas pequenas vitórias e persistir nos seus sonhos de forma otimista e saudável.

  • Respire!

Que tal aprender a controlar a sua respiração? Quando estamos ansiosos, a nossa respiração tende a ser muito mais rápida para comunicar o perigo ao nosso cérebro. Procure diminuir o ritmo para acalmar o seu organismo e manter o controle emocional no concurso.

Uma técnica bastante utilizada pelos concurseiros é expirar no dobro do tempo da inspiração. Se você puxar o ar para dentro por cinco segundos, por exemplo, solte-o em dez.

  • Mantenha os seus prazeres

A rotina de um concurseiro é difícil, a gente sabe. Ela exige, muitas vezes, sacrifícios. Mas, pelo bem da sua saúde mental, mantenha os seus prazeres. Não se prive totalmente das coisas que gosta – isso pode contribuir para que você mantenha o controle emocional no concurso.

Se você gosta de séries, por exemplo, tente se organizar para ver alguns episódios durante a semana. Se ama ir ao parque, não deixe de frequentá-lo assim que der. Momentos de prazer e de descontração são essenciais para que você não pire!

Gostou das nossas táticas? No nosso blog, nós temos mais posts sobre concurso público. Não deixe de ver quais processos seletivos estão com inscrições abertas. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​