Seja bem vindo ao nosso Blog!

Câncer de boca: mais um motivo para parar de fumar

O cigarro tem substâncias cancerígenas, que adoecem, principalmente, os pulmões. O que muita gente não sabe é que o fumo pode causar males em outras partes do corpo por onde a fumaça passa, como a boca e a garganta. A maioria dos casos de câncer de boca, inclusive, é provocada pelo tabaco.

Você sabia que a doença também pode vir de uma lesão bucal, que acaba potencializada pelo cigarro? Por exemplo: um trauma por prótese dentária, uma ponta de dente quebrada, um fio do aparelho machucando por muito tempo…

Sem dúvidas, o câncer de boca, de todos os problemas que o fumo causa, é o pior porque pode ser fatal. Por esse ponto de vista, os dentes amarelados e o hálito desagradável, característicos de quem fuma, ficam até brandos, né? Por isso, pense duas vezes antes de fumar o próximo!

Identifique o câncer de boca pelo autoexame

Se diagnosticada no início e tratada da maneira adequada, o doença pode ter cura. Geralmente, o tratamento envolve cirurgia oncológica e/ou radioterapia. Por isso, o autoexame bucal é tão importante.

E você sabe como fazê-lo? É relativamente simples: procure bolinhas, verrugas, manchas brancas ou escuras e feridas que não cicatrizam. Para ficar mais simples, fizemos um passo a passo para que você não deixe de conferir nenhuma área:

  1. Examine os lábios;
  2. Olhe o céu da boca e garganta;
  3. Cheque as bochechas;
  4. Confira a parte de baixo da língua;
  5. Observe as laterais da língua;
  6. Apalpe os lábios, a língua e as bochechas.

Procure fazer o autoexame em frente ao espelho, com calma e em um ambiente claro. Os dentistas recomendam tocar bem os pedaços mais “molinhos” porque, às vezes, a lesão está por dentro da mucosa e até nas partes ósseas.

Caso encontre algo suspeito, procure um dentista de confiança.

Outras formas de prevenir o câncer de boca

Bons hábitos também podem manter você longe da doença. Siga uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e legumes; beba de forma moderada; proteja-se da radiação solar excessiva; e mantenha uma boa higiene bucal.

Mas o que tem a ver a proteção contra o sol com o câncer bucal? Tudo! A doença pode aparecer no lábio, especialmente em pessoas com pele branca, quando a exposição à radiação solar é grande.

Quer ler mais sobre saúde bucal? Então, acesse o nosso blog e confira os nossos posts. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​