Seja bem vindo ao nosso Blog!

Onicofagia – o hábito de roer unhas que pode acabar com os dentes

Você sabe o que significa onicofagia? É o nome dado para o hábito de roer unhas. Estudos apontam que cerca de 30% da população mundial têm esse costume, que pode ser prejudicial de muitas formas para a saúde. No post desta sexta-feira, nós falamos mais sobre o assunto.

Os riscos da onicofagia

Ao levar a mão à boca, as bactérias que ficam embaixo da unha vão parar dentro do organismo. Dessa forma, várias doenças podem ser transmitidas. O inverso também pode acontecer, já que há microrganismos na cutícula.

Além do mais, a força constante que é exercida sobre os dentes também pode movimentá-los. Para quem usa aparelho ortodôntico, o estrago pode ser ainda maior, causando danos às raízes dentárias.

Essa compulsão ainda pode desgastar os dentes e lascar o esmalte. Sem contar as dores de cabeça podem ficar ainda mais intensas em quem já sofre com o bruxismo.

Como evitar o hábito

A onicofagia pode acontecer em qualquer faixa etária e está basicamente relacionada a desajustes emocionais.

Por isso, a recomendação é tratar a causa antes de tudo! Por exemplo: se você rói unhas por causa de ansiedade, procure tratamento psicológico para acabar com os dois problemas de uma vez.

Busque também levar uma vida mais equilibrada, com uma alimentação saudável. Quem tem uma rotina agitada sabe que é difícil encontrar um tempo para relaxar. Mas faça um esforço!

Invista em momentos de lazer e bem-estar ao lado de quem você ama. Pode ser desde um piquenique até uma maratona com os seus filmes favoritos! Caso ainda tenha dúvidas sobre a onicofagia, visite um dentista.

Mais no Blog Curso ASB

E você, rói unha?! Conte para a gente nos comentários o que você faz para controlar esse hábito. Para mais posts com dicas para manter a sua saúde bucal em dia, acesse o nosso blog. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​