Seja bem vindo ao nosso Blog!

EPIs para ASB: quais são e porque são tão importantes

As atividades profissionais que envolvam algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser todas cumpridas com o auxílio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é um exemplo de profissional que deve utilizá-los. No post desta segunda-feira, veja quais são os EPIs para ASB e porque eles são tão importantes.

EPIs para ASB

  • Luvas

Basicamente, existem quatro tipos. As luvas de borracha são usadas para a limpeza do consultório odontológico. Já as luvas de procedimento, de látex, são utilizadas para limpeza, higienização e esterilização dos instrumentos, assim como para a manipulação de materiais odontológicos.

As luvas cirúrgicas, como o próprio nome diz, devem ser colocadas ao longo das cirurgias. Por fim, existem também as sobreluvas, que servem para proteger as luvas de procedimento de contaminações.

  • Máscara

As máscaras mantêm o auxiliar de dentista livre de microrganismos que estão suspensos no ar devido a secreções lançadas pelo pacientes através; ou em função do trabalho do dentista.

Além do mais, durante o atendimento odontológico, o Auxiliar em Saúde Bucal fica muito próximo à cavidade oral do paciente. Por isso, todo o cuidado é necessário!

  • Gorro

O gorro também faz parte da barreira física formada pelos Equipamentos de Proteção Individual para evitar o contato do ASB, por exemplo, com gotículas de saliva ou de sangue do paciente.

  • Avental e jaleco

Tanto o avental, quanto o jaleco contribuem para a proteção contra fontes de contaminação direta. Eles devem ter mangas longas, gola alta e ir até os joelhos de preferência. Veja dicas de como mantê-los em perfeito estado.

  • Protetores para os pés

São os chamados “propés” e, assim como os outros EPIs para ASB, também ajuda a evitar a contaminação direta. O Auxiliar em Saúde Bucal deve tirar protetores de pés antes de sair da sala de atendimento para não infectar outras dependências do consultório odontológico.

E você, está usando todos esses Equipamentos de Proteção Individuais no seu dia a dia? No nosso blog, leia mais sobre contaminação as doenças que podem ser transmitidas no dentista. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​