Cuide com a disposição das informações
A hierarquia das informações é fundamental para ter um currículo atrativo e bem organizado. Deixe no início da página as suas informações pessoais. Ao centro, um pouco sobre você, suas experiências e escolaridade. Ao fim, coloque cursos extras e habilidades.
Informações pessoais
Não exagere ao colocar suas informações pessoais. Documentos, endereço completo, tudo isso vai ser entregue ao empregador, caso você seja contratada. O que é importante: seu nome completo, bairro e cidade, telefone e e-mail. Algumas pessoas colocam estado civil, mas também não é importante, isso tudo será tratado durante a entrevista.
Sobre você
Faça um resumo sobre suas qualidades que podem ser atrativas para a vaga, o que almeja e também, suas experiências que possam contribuir para o seu próximo emprego.
Experiências
Há uma questão: coloco todas as minhas experiências? Só as que trabalhei mais tempo? A resposta é: depende. Encher de experiências que nada têm a ver com a vaga que almeja, pode atrapalhar. Neste caso, coloque apenas as experiências principais e as que têm relação com o emprego que deseja conquistar. Se nunca trabalhou na área que está buscando, deixe as experiências principais.
Sobre a descrição: coloque o nome da empresa, o tempo de trabalho, o cargo e uma breve descrição de suas atividades.
Escolaridade
Ao empregador, não importa qual escola você fez o ensino fundamental. Principalmente se o ensino médio já foi concluído. Coloque na ordem de importância (Pós-graduações > ensino superior > ensino técnico > ensino médio).
Para a descrição: coloque o nome da instituição de ensino, a duração do curso (ou a expectativa para concluí-lo) e o nome do curso.
Cursos extras e habilidades
Fez um curso de atendimento? De instrumentação? De inglês? Aqui é o local para você contar suas atividades extras. Coloque também o quanto você sabe sobre aquela área e quanto poderá contribuir, caso precise dela, para o emprego.
Modelos
Sem criatividade para deixar um currículo bem bonito e organizado? Aproveite os modelos do Canva, Na Prática e Freepik – se você tiver afinidade com programas de imagem.
Seja sincero e objetivo
Muita gente mente no currículo e por mais inofensivo que pareça, você pode ter problemas ao mentir. O empregador poderá contar com aquela habilidade, que você não tinha, e se decepcionar quando fizer a solicitação e você mal saber do que se trata.
Então: sem rodeios. Conte a verdade sobre o quanto sabe sobre as coisas e não tente encher de palavras para o currículo parecer melhor. Em algum momento, isso será cobrado.
Revise
Acredite, muitos erros passam despercebidos por quem escreveu o texto, mas ficam super evidentes para quem está lendo. Se precisar, peça para que alguém revise para você. Um erro pequenininho pode colocar a sua credibilidade em dúvida.