Seja bem vindo ao nosso Blog!

Estou grávida, por que devo procurar o dentista?

Quando recebemos o resultado “positivo” para um teste de gravidez, muitas coisas nos passam a mente: e agora? o que fazer? como vai ser? E uma das primeiras atitudes que devemos ter é ir ao médico e ver quais exames precisam serem feitos. Mas, acredite, também é imprescindível ir ao dentista. Se o seu pensamento foi “estou grávida, por que devo procurar o dentista?”, confira este texto: 

Saúde bucal = saúde da gestante

A cavidade bucal é a porta de entrada para muitas doenças e também, mostra as doenças que a gente ainda não sabe que tem. Visitar regularmente o dentista ajuda a perceber se há algum problema e fazer o acompanhamento da forma correta. 

A gestação aumenta o risco de cáries

As alterações hormonais da gestação diminuem o fluxo e a ação protetora da saliva. Como as gestações precisam se alimentar mais que o normal, isso contribui para o aumento de acidez na boca e desmineralização dos dentes. E essa combinação favorece o surgimento de cáries

As cáries são prejudiciais para a mãe e para o bebê. As bactérias presentes nas cáries, podem entrar no sistema circulatório, se fixando a placenta. Isso pode gerar parto prematuro ou perda de peso no bebê.

A gestante pode desenvolver gengivite

Assim como para a cárie, as alterações hormonais também podem favorecer o desenvolvimento de gengivite. Os hormônios dilatam os vasos sanguíneos, fazendo com que as gengivas fiquem mais sensíveis. A sensibilidade pode gerar lesões que, se agravadas, viram inflamação. A inflamação na gengiva é a gengivite. 

Esse problema na gengiva também pode ocasionar em um parto prematuro. Isso acontece, porque a inflamação libera citocinas e prostaglandinas, substâncias que podem acelerar o parto.

É possível organizar os tratamentos bucais

No primeiro e no terceiro semestre de gravidez, a gestante não deve se submetida a exames de raio-x. Também há algumas restrições para alguns tratamentos bucais e tratamentos estéticos. Quando o dentista a acompanha desde o início da gravidez, é possível planejar melhor esses tratamentos e evitar riscos para a gestante e o bebê. 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​