Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como o ASB pode cuidar bem das unhas

Como o ASB pode cuidar bem das unhas

Cuidar bem das unhas é obrigação do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Afinal, faz parte da higiene pessoal, que é indispensável para quem trabalha com saúde. E o post desta segunda-feira é justamente sobre esse assunto! Separamos dicas simples para que você, ASB, cuide bem delas e da sua mão como um todo.

ASB e unhas: cuidados importantes

A cutícula é uma barreira que protege as mãos de bactérias e fungos. Além do mais, quando ela não é retirada corretamente, pode causar inflamações. O ideal é não removê-la e apenas empurrá-la. Então, segure a tentação e partiu hidratação!

Para deixar as cutículas finas e praticamente imperceptíveis, use produtos específicos para a área, como cremes e óleos. Você vai ver como, em breve, suas unhas também estarão mais fortes e saudáveis.

Sobre o comprimento da unha, a gente nem precisa falar, não é? O estilo “Zé do Caixão” não combina nada com quem usa as mãos para cuidar de outras pessoas. Já pensou no tanto de microrganismo que pode acumular ali embaixo? Por isso, faça cortes frequentes e mais rentes aos dedos.

Falando em comprimento, muitos profissionais da odontologia têm apostado no alongamento, já que o uso frequente de luvas deixa as unhas fracas e quebradiças. Aqui, vale ter atenção também com o tamanho, além de cuidados diários e manutenção.

Na hora de escolher o esmalte, prefira os testados dermatologicamente e quem sejam livres de substâncias químicas que possam causar alergias, como tolueno, formaldeído e benzeno. Não se esqueça de checar a validade do cosmético: nada de usar se estiver vencido! Se possível, use uma base fortalecedora também.

Com relação à remoção do esmalte, uma informação importante: a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que seja dado um espaço de ao menos uma semana entre uma esmaltada e outra para que a unha consiga respirar. Não dá conta de esperar 7 dias? Então, aguente pelo menos um! É importante para manter a hidratação e evitar a descamação da unha.

Quanto ao removedor de esmaltes, opte pelos que não têm acetona, pois eles podem fragilizar as suas unhas. Os que são feitos à base de óleo de banana são uma ótima opção.

Por fim, procure ter uma alimentação balanceada e tomar bastante água para garantir a saúde da sua unha! E se você tem o hábito de roê-la, não deixe de ler este post aqui.

Mais no Blog Curso ASB

Gostou do post desta segunda-feira? Conte para a gente, nos comentários, se você tem alguma outra dica para unhas bem cuidadas. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​