Seja bem vindo ao nosso Blog!

Vale a pena ter certificado de ASB?

Vale a pena ter certificado de ASB?

A profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) foi regulamentada em 2008 no Brasil. Desde então, fazer o curso profissionalizante passou a ser obrigatório, assim como ter o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Quem ainda não conhece muito a profissão, pode questionar a necessidade desses requisitos. Mas, nós garantimos: eles são importantes! . Neste post, veja porque vale a pena ter o certificado de ASB.

Certificado de ASB: por que tê-lo?

Formação profissional

O auxiliar de dentista é o braço direito do cirurgião-dentista. Ele faz ações de promoção e de prevenção em saúde bucal. Realiza, ainda, a limpeza, a assepsia, a desinfecção e a esterilização de instrumentos e equipamentos.

O ASB aplica as medidas de biosseguraPara o empregador, para o empregado e também para o pacientença no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos e itens odontológicos. Além do mais, auxilia e instrumenta o dentista em intervenções clínicas.

O Auxiliar em Saúde Bucal processa filme radiográfico, seleciona moldeiras, prepara modelos em gesso e manipula materiais de uso odontológico. Por fim, participa de levantamentos e de estudos epidemiológicos.

Para executar tantas tarefas importantes, é preciso ter as formações teórica e prática adequadas. Por isso, o certificado de ASB é necessário.

Função pública e setor privado

Um auxiliar de dentista pode atuar em diferentes locais, como clínicas e consultórios odontológicos, unidades de saúde… Na última opção, é preciso ser concursado. Aqui no blog, nós já vimos que ter um cargo público pode ser interessante – tanto no aspecto salarial, quanto em relação à estabilidade profissional. Mas, para chegar lá, é preciso ter a formação profissional exigida.

Direitos garantidos

O Auxiliar em Saúde Bucal formado e em dia com os órgãos da área tem direitos trabalhistas garantidos. Entre eles, a aposentadoria, o Seguro-Desemprego e a licença-maternidade.

Sem contar que trabalhar legalmente permite que, na próxima entrevista de emprego, você apresente uma Carteira de Trabalho com toda a sua experiência na área. Se você atuava irregularmente como ASB, fica muito difícil explicar ao seu possível futuro empregador que você já trabalhou, sim, na área.

Mais no Blog Curso ASB

Espero que a gente tenha motivado você a investir na carreira. Se ainda tem dúvidas sobre a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal, não deixe de conferir outros posts do nosso blog. Lá, falamos mais sobre rotina, salários e crescimento profissional! Até a próxima.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​