Seja bem vindo ao nosso Blog!

1º emprego como ASB: o que você deve saber

1º emprego como ASB: o que você deve saber Depois de conquistar a certificação como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO), é hora de ir em busca do emprego como ASB. Mas será que você sabe de cor o que pode e o que não pode ser responsabilidade sua no trabalho? Se ainda tem dúvidas, fique tranquilo. Neste post, reunimos as principais tarefas do auxiliar de dentista no dia. Também listamos as atividades que esse profissional não tem autorização para executar.

1º emprego como ASB: tudo o que você deve saber

  • Tarefas permitidas
O Auxiliar de Saúde Bucal é quem faz as ações de promoção e de prevenção em saúde bucal. Também é ele quem acolhe o paciente no atendimento. O ASB também é responsável pela limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumentos e equipamentos e do consultório odontológico. No dia a dia, o auxiliar de dentista aplica as medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos e resíduos odontológicos. É esse profissional ainda quem auxilia e instrumenta o dentista nas intervenções clínicas. Além disso, o Auxiliar em Saúde Bucal processa filme radiográfico, seleciona moldeiras, prepara modelos em gesso e manipula materiais de uso odontológico. O ASB, por fim, pode participar de levantamentos e estudos epidemiológicos.
  • Práticas proibidas
A primeira coisa proibida para o auxiliar de dentista é exercer a atividade de forma autônoma. Ele deve atuar junto de um dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal (TSB). Esse profissional também não pode comandar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados na lei que regulamenta a profissão. Não é permitido ainda que o Auxiliar em Saúde Bucal faça propaganda de seus serviços, seja nas redes sociais ou em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.

Mais no Blog Curso ASB

Agora que você já sabe o que pode e o que não pode fazer, é hora de arrasar no 1º emprego como ASB. Para conferir mais posts sobre como ser um profissional mais eficiente, é só acessar o nosso blog!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​