Seja bem vindo ao nosso Blog!

ASB e secretária têm a mesma função?

ASB e secretária têm a mesma função?

Para o bom funcionamento de um consultório odontológico, é preciso ter uma equipe bem alinhada. E, por falar em equipe, o post desta segunda-feira é justamente sobre o assunto. Muita gente acha que ASB e secretária têm a mesma função, mas não é assim. São cargos distintos e que se complementam.

Como é ser Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)

O auxiliar de dentista é quem acolhe e prepara o paciente que chega. Depois, ele coleta um um breve histórico para que o dentista saiba o que o espera. É a hora de ouvir os medos e as dúvidas.

As necessidades de quem procura um tratamento para cárie são diferentes das de quem pretende fazer um clareamento dental, por exemplo. E essas especificidades podem ser facilmente descobertas em um bate-papo entre o ASB e o paciente.

Toda essa preparação antes da consulta otimiza o tempo do dentista, além de deixar o atendimento mais dinâmico e humanizado.

O Auxiliar em Saúde Bucal também tem papel fundamental durante a consulta. Ele instrumenta e auxilia o dentista nas intervenções clínica. Ainda ajuda o paciente com a higiene bucal e manipula materiais de uso odontológico.

E engana-se quem pensa que o trabalho do ASB acaba logo que a consulta termina. Entre um paciente e outro, é a vez de se dedicar às medidas de biossegurança.

Os cuidados valem para armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos usados. Eles são importantíssimos para minimizar os riscos de contaminação.

E se o consultório odontológico não tiver secretária?

A divisão de trabalho é importante em qualquer empresa. No entanto, muitos consultórios odontológicos não têm recursos suficientes para contratar ASB e secretária ao mesmo tempo.

Se houver acordo entre chefe e funcionário, há atividades de secretariado que o auxiliar de dentista pode desempenhar no dia a dia e que contribuem para a gestão do negócio, como a organização da agenda do dentista.

Ele também pode confirmar ou agendar novas consultas em horários vagos. Outra função que é mais de secretária e pode ser exercida pelo auxiliar de dentista é o controle financeiro. A tarefa envolve separar e catalogar as contas, cuidar da receita, registrar o que entra e o que sai do caixa…

Nós sabemos que o Auxiliar em Saúde Bucal e a secretária têm, cada um, a sua importância. Não podemos esquecer, porém, que um ASB pode cumprir as tarefas de uma secretária, mas uma secretária não pode cumprir todas as tarefas de um ASB.

Isso porque ser auxiliar de dentista exige certificação e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Blog Curso ASB

Se você é secretária e sonha Auxiliar em Saúde Bucal, não deixe de acessar o nosso blog para saber mais sobre o curso de formação on-line que nós oferecemos.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​