Seja bem vindo ao nosso Blog!

Aparelho fixo em adulto: vale a pena usar?

Aparelho fixo em adulto: vale a pena usar?

Muitos ainda associam o aparelho fixo a crianças e adolescentes. Houve uma época em que, sim, eles eram a maioria fazendo esse tipo de tratamento ortodôntico. Hoje, entretanto, é cada vez mais comum gente mais velha querendo um sorriso bonito e saudável. Neste post, falamos um pouco sobre aparelho fixo em adulto.

Será que vale a pena?

A primeira coisa que o paciente deve saber é que, apesar de o início desse tratamento odontológico não ter restrição de idade, a abordagem muda conforme a faixa etária. Isso porque existem fatores biológicos que podem interferir no processo.

Pacientes adultos, por exemplo, não tem crescimento ósseo. Assim, não dá para comparar às respostas do organismo de alguém mais novo. Diante disso, há especialistas que recomendam que quem opta pelo aparelho fixo depois da infância e adolescência receba um tratamento menos abrangente e localizado.

Também é importante saber que o tempo de tratamento ortodôntico no adulto, diferente do que se ouve por aí, não é mais demorado. Geralmente, o período varia entre 18 e 36 meses. É claro que cada caso é um caso, mas o que dá para dizer é que um sorriso perfeito é importante tanto aos 16, quanto aos 60!

Quais os cuidados com o aparelho fixo?

Aparelho fixo em adulto ou em qualquer fase da vida uma série de cuidados. A ida ao consultório deve ser mensal para a manutenção e a rotina de higiene bucal, indispensável. O paciente também deve seguir à risca as orientações do dentista.

Abaixo, separamos alguns cuidados importantes durante o tratamento ortodôntico:

  • Evite morder alimentos como maçã, pão e cenoura. Corte-os e leve-os à boca;
  • Não coma alimentos duros e pegajosos, como balas e pipoca;
  • Não leve objetos à boca, como lápis e caneta;
  • Não roa as unhas,
  • Escove os dentes com cuidado para não derrubar os bráquetes;
  • Cuidado ao praticar esportes para não machucar as bochechas e danificar o aparelho;
  • Em caso de incômodos, não mexa no aparelho. Procure o seu ortodontista;
  • Faça as manutenções regularmente.

Blog no Curso ASB

Quer saber se dá para fazer clareamento dental de aparelho ortodôntico? Então, acesse o nosso blog. Lá, tem esse e outros posts sobre o assunto. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​