Seja bem vindo ao nosso Blog!

Sala de espera: veja os principais cuidados contra Covid-19

Sala de espera: veja os principais cuidados contra Covid-19

O número de casos de Covid-19 voltou aumentar Por causa da vacina, felizmente, os infectados estão tendo sintomas mais leves ou simplesmente não tendo sintomas. Por isso, é importante continuar com os cuidados no consultório odontológico mesmo quando tudo parece estar bem. Neste post, veja os principais cuidados contra Covid-19 na sala de espera.

Cuidados contra Covid-19 na sala de espera

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o consultório deve ter um tapete desinfetante bactericida logo na porta de entrada. Na sala de espera – com 1,2 m² por pessoa, de preferência – as cadeiras precisam estar distantes 1 metro.

A lixeira tem que ter acionamento por pedal para qualquer tipo de descarte. O consultório também deve disponibilizar máscaras e lenços descartáveis para higiene nasal em caso de necessidade, assim como dispensadores com preparações alcoólicas para a higiene das mãos. Elas podem ser sob as formas gel ou solução a 70% e oferecidas constantemente a pacientes e acompanhantes.

O lavatório, por sua vez, como sugere o CFO, precisa ofertar todas as condições para a higienização das mãos e do rosto: lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido; suporte para papel toalha; papel toalha; lixeira com tampa e abertura sem contato manual.

Manter o ambiente ventilado também está entre os cuidados contra Covid-19 na sala de espera. Outra recomendação é eliminar, restringir ou controlar o uso de itens compartilhados por pacientes, como, por exemplo, canetas, pranchetas, telefones e revistas. Hoje, existem aparelhos eletrônicos que podem ser desinfetados e colocados à disposição do público.

Ainda conforme o Conselho Federal de Odontologia, todas (todas mesmo!) as superfícies de ambientes utilizados pelos pacientes devem ser limpas e desinfeccionadas diariamente. Também é importante haver essa cautela com equipamentos e produtos que tenham sido usados durante os atendimentos.

Por fim, se for preciso encaminhar o paciente para atendimento médico, os profissionais têm que notificar previamente os cuidados com ele para o serviço referenciado.

Mais no Blog Curso ASB

Para saber mais sobre cuidados no consultório odontológico durante a pandemia, continue lendo as publicações do Blog Curso ASB. E não se esqueça: cuide-se e cuide dos outros também.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​