Seja bem vindo ao nosso Blog!

Saiba por que você deve regularizar sua situação como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) agora mesmo!

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Assim como acontece com muitas profissões regulamentadas, a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) requer um registro profissional feito no Conselho Federal de Odontologia, para que ela possa ser praticada legalmente e sem inconvenientes. Esse registro requer um cadastro com pagamento de taxa e, posteriormente, pagamento de anuidade. Embora seja simples, muitos profissionais permanecem atuando de maneira não-registrada como ASB, o que pode acarretar sérios problemas para sua carreira e seus empregadores. Por isso, saiba por que você deve regularizar sua situação como Auxiliar em Saúde Bucal agora mesmo!

Habilitação legal da profissão

Quando você regulariza sua situação como Auxiliar em Saúde Bucal você passa a ter a habilitação legal e completa da profissão. Isso significa dizer que, com o registro, você está inteiramente apto a desempenhar todas as funções exigidas pela profissão. Com isso, você fica totalmente de acordo com a lei e evita quaisquer problemas decorrentes do exercício ilegal da atividade.

Mais segurança

Como você passa a ser um Auxiliar em Saúde Bucal regularizado, você tem muito mais segurança em sua atuação, já que não possui nenhuma pendência com a Lei. Assim, você não pode sofrer nenhuma sanção legal e nem terá nenhum problema com a fiscalização do órgão competente.

Mais credibilidade para o local de trabalho

Quando o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) está com a situação profissional devidamente regularizada, isso significa duas coisas: a primeira é que ele se formou em um local com ensino adequado e que atende às exigências da profissão; a segunda é que ele não está fazendo nada de ilegal. Com isso, a credibilidade de consultório ou clínica odontológica aumenta, já que seus profissionais estão plenamente capacitados.

Evita constrangimentos

Imagine estar em seu local de trabalho exercendo sua função como Auxiliar em Saúde Bucal de maneira não-regularizada. Motivados por uma denúncia ou fiscalização de rotina, profissionais do Conselho pedem o seu registro e você não possui. Outra situação possível é a de um paciente pesquisar pelo seu nome no banco de dados do Conselho e não encontrar entre os profissionais registrados. Essas situações podem colocar a sua carreira e a do seu empregador em risco!

Com isso, regularizar a sua situação evita que você passe por constrangimentos de uma fiscalização ou mesmo que um paciente que descubra que você não possui o registro.

 

Traz respeito à profissão

A regulamentação da profissão de Auxiliar em Saúde Bucal aconteceu apenas em 2008 e, portanto, essa pode ser considerada uma profissão relativamente recente. Com a regulamentação, os profissionais passaram a ter garantia de direitos e  valorização.

Assim, o melhor jeito de mostrar respeito à profissão é regularizando a sua situação. E de fato, esse é um procedimento bastante simples.

Conduz à valorização profissional

Com a atividade devidamente regularizada, o Auxiliar em Saúde Bucal passa a ser valorizado como tal. Além disso, ele passa a poder usufruir de todos os benefícios da profissão, como respeito à jornada de trabalho, ganho de horas extras, férias, licença maternidade e outros benefícios relacionados com o direito trabalhista.

Por isso, garantir sua regularização como Auxiliar em Saúde Bucal é tão importante. E quem se beneficia não é só você. As vantagens se estendem para o local de trabalho e também para toda a própria atividade em si, que ganha em credibilidade. Por  isso, regularizar a sua situação é indispensável.

Você já atua regularmente como ASB? Conte para nós um pouco de sua experiência!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​