Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que significa “ter um CRO ativo” nas vagas de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Em diversos âmbitos profissionais é necessário ter certificação para exercer a função de forma plena. Geralmente, um profissional certificado conhece todos os aspectos relacionados à profissão, estando apto a tomar as decisões corretas nos momentos necessários.

Isso é uma forma de você ter um parâmetro para identificar quem é ou não um profissional preparado. Na área de saúde, mais especificamente, no setor odontológico, não é diferente. Um auxiliar em saúde bucal (ASB), por exemplo, deve ter um CRO ativo – mas você sabe o que isso significa? Confira nosso artigo sobre esse assunto!

A importância do registro no CRO

O Conselho Regional de Odontologia (CRO) existe para certificar os profissionais em relação à sua qualificação profissional. É o CRO que determina todas as regras a serem seguidas para quem pretende seguir a carreira odontológica – como o Auxiliar em Saúde Bucal – e pretende atuar em clínicas e consultórios de forma totalmente legalizada.

A demanda por auxiliares em saúde bucal aumenta diariamente, mas para se candidatar a uma dessas vagas, o profissional deve contar com CRO ativo. É a partir deste documento que o  empregador saberá se está contratando o profissional adequado para o que ele deseja.

Habilitação para exercer a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal

Para ter o CRO ativo, você deve estar registrado no Conselho de Odontologia do seu estado. Para isso você precisa ter um certificado expedido por um curso de formação em auxiliar de saúde bucal. isso ocorre de acordo com todas as normas vigentes do Ministério da Educação e com as premissas do Ministério da Saúde.

O profissional registrado deve manter as taxas do CRO em dia e também sempre atualizar seus dados, para que ele se mantenha ativo. Um registro de CRO ativo garante que você está em plenas condições para o exercício da profissão – por isso é tão importante estar em dia com as obrigações profissionais a partir desses aspectos.

Exercendo a profissão como Auxiliar de Saúde Bucal

Para exercer a sua profissão, o Auxiliar em Saúde Bucal deverá estar sob a supervisão do especialista em odontologia, atuando em consultórios ou clínicas odontológicas, assim como em laboratórios de prótese dentária, independente de ser um estabelecimento público ou privado.

Funções que um ASB com CRO ativo pode realizar

Um Auxiliar em Saúde Bucal pode realizar várias tarefas dentro do ambiente odontológico, uma vez que esteja com seu CRO ativo:

  • Reproduzir modelos dentários;
  • Auxiliar na produção de moldes dentários de diferentes tipos;
  • Edificar modelos em diferentes tipos de articuladores;
  • Ficar responsável por prensagem de peças protéticas em resina acrílica;
  • Fundir metais de diferentes tipos;
  • Confeccionar moldes individuais com o material indicado, assim como fazer curagem, acabamento e polimento das peças.

Esse artigo tem o intuito de conscientizar você que deseja exercer a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal em qualquer região do país. Para isso, saiba que é imprescindível estar com o CRO ativo.  Dessa forma, seu empregador saberá que você está apto para exercer a profissão, que contribui com o sindicato e que tem a certificação necessária para o exercício da profissão.

Quando o CRO não está ativo, as chances de conseguir uma vaga na área de auxiliar em saúde bucal para trabalhar com profissionais sérios e renomados, são praticamente nulas, uma vez que todo empregador quer ter certeza do tipo de profissional está contratando e colocando a disposição de todos os seus clientes.

Você trabalha como ASB? Tem um CRO ativo? Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​