Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como conseguir um estágio como Auxiliar de Saúde Bucal?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Um dos pré-requisitos para obter o diploma de Auxiliar de Saúde Bucal é a realização do estágio. Ele é importante para você, profissional, para que você possa ter atividade orientada pelo cirurgião-dentista responsável e aperfeiçoar o que aprendeu durante o curso. Além disso, caso você não seja ainda um profissional da área, é uma boa oportunidade para ser a sua primeira experiência como ASB, que irá contar pontos positivos quando for buscar o primeiro emprego mesmo na área.

Você não sabe por onde começar? Veja então algumas dicas de como conseguir um estágio como Auxiliar de Saúde Bucal:

Faça um bom currículo

O primeiro passo para começar a buscar um estágio como Auxiliar de Saúde Bucal é preparar seu currículo. Nele irá constar as principais informações sobre sua trajetória profissional, com os cursos, cursos complementares, atividades voluntárias, empregos anteriores e principais características suas. É através dele que muitos dos seus possíveis chefes irão ter contato com você antes de uma possível entrevista. Para isto você precisa conquistar a atenção com o currículo. Ele precisa ser sucinto e conciso, com as informações que são realmente relevantes para o cargo pretendido.

Então retire dele todas as experiências profissionais que não possuam atribuições que possam mostrar ao dentista que você possui o perfil profissional perfeito para o cargo. O mesmo diz respeito aos cursos que já realizou durante sua vida. Ao descrever seu perfil profissional, evite muitas delongas e excesso de elogios pessoais. Seja breve e claro: o que você possui como características de personalidade que são essenciais para a profissão que deseja seguir? É isso que deverá constar no currículo.

Procure clínicas

Após fazer o seu currículo, vá até clínicas e consultórios para conversar com os cirurgiões-dentistas. Se apresente, verifique se há disponibilidade do profissional para conversar com você naquele momento ou se deverá marcar um horário em outro momento. Pergunte se há a necessidade de ter um estagiário de Auxiliar de Saúde Bucal em seu consultório. Explique sobre seu curso e a questão da obrigatoriedade do estágio. Deixe seu currículo, com o seu contato atualizado.

Tire um dia para isto e vá a diversas clínicas e consultórios na sua região. Lembre-se que quanto mais você correr atrás, maiores as chances são de você conseguir uma vaga.

Procure agências de estágio

As agências de estágio estão por aí exatamente para facilitar o processo de seleção e contratação de novos estagiários. Eles irão receber os currículos dos estudantes e encaminhar para os locais que estão com vagas abertas. Isto ajuda você a economizar tempo e também para não perder uma chance de conquistar uma vaga que não havia tido conhecimento sobre ela. Por isto, cadastre seu currículo nestes bancos de dados e sempre atualize-os quando necessário.

Peça carta de recomendação a professores

Muitos cirurgiões-dentistas valorizam cartas de recomendação de professores dos cursos de Auxiliar de Saúde Bucal. Isto porque demonstra que eles possuem confiança no aluno para que possam atuar no estágio e obter a sua experiência profissional. Por isto, entre em contato com algum professor que você tenha mais intimidade e peça a ele para que escreva uma carta de recomendação, a ser anexada junto com seu currículo na hora de entregá-lo nas clínicas e consultórios e nas agências de estágio.

Está começando nesta carreira agora? Saiba tudo sobre a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal com nosso e-book. Baixe e confira. Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​