Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que faz o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB)?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Nem todo mundo sabe disso, mas assim como os médicos possuem enfermeiros para auxiliá-los, os dentistas também contam com um profissional de atuação parecida: o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB).

Esse profissional é responsável por um atendimento melhor e de mais qualidade. Ele também é fundamental em clínicas odontológicas que busquem oferecer o melhor sorriso para seus pacientes. Por isso, veja a seguir o que faz o auxiliar e qual sua importância no consultório.

Preparação do paciente está entre as etapas iniciais

Antes mesmo de acontecer a consulta, o Auxiliar em Saúde Bucal deve fazer uma preparação do paciente de modo a coletar informações importantes para a consulta, seria um pequeno histórico, o qual, o dentista possa consultar caso ele precise.

Isso significa fazer um registro do paciente e também entender melhor suas condições. Quem precisa de um canal não tem a mesma necessidade de quem está pensando em colocar aparelho e é justamente isso que o auxiliar procura saber. Essa preparação serve para otimizar o tempo do dentista e também para deixar as consultas mais dinâmicas e assertivas.

Preparação de modelos é uma das obrigações do Auxiliar em Saúde Bucal

Para que os resultados fiquem perfeitos ou que o diagnóstico seja feito corretamente é necessário realizar um molde da arcada dentária do paciente. Assim, também é função do auxiliar preparar e realizar esses moldes de modo adequado.

Com seus conhecimentos técnicos e práticos, o auxiliar é capaz de otimizar o trabalho do dentista, que pode dar atenção a outras questões enquanto o molde é realizado. No final, a consulta demora menos e o paciente fica mais satisfeito.

Fazer instrumentação de materiais para o cirurgião dentista

Já na hora da realização de algum procedimento, o Auxiliar em Saúde Bucal é quem fica responsável por instrumentar o dentista corretamente. Com isso, o profissional pode se focar estritamente na realização do procedimento com segurança tanto para ele como para o paciente.

Nesse sentido, a instrumentação também acontece de certa maneira de forma anterior: conhecendo o paciente e suas necessidades, o auxiliar já deixa o consultório preparado com os instrumentos corretos e claro, esterilizados para evitar qualquer tipo de contaminação.

Prevenção a doenças também entra na conta

Nem todos os materiais de uma clínica odontológica são descartáveis e mesmo assim entram em contato com fluidos corporais que podem transmitir doenças. Por isso, também é necessário que o auxiliar atue de modo a prevenir doenças e infecções, como ao esterilizar adequadamente os materiais.

Não menos importante está o descarte correto de materiais e a limpeza do local de atendimento de modo a criar um ambiente confortável, seguro e preparado para atender os próximos pacientes de maneira totalmente higiênica.

Organização dos arquivos do paciente

Após a consulta, também é função desse auxiliar realizar uma organização dos arquivos do paciente. Manter a ficha de atendimento e os dados atualizados e organizados ajuda na administração do consultório e também facilita o trabalho do dentista. Além disso, o controle desses arquivos ajuda na satisfação e fidelização do paciente já que ele passa a ter suas necessidades específicas atendidas de maneira mais fácil e mais rápida.

Um Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é, basicamente, o responsável por ajudar a ter uma atuação profissional de segurança e qualidade de modo a atender as necessidades dos pacientes com o máximo de cuidado. Como possui funções com necessidades técnicas, é preciso fazer um curso para ser certificado e poder atuar na profissão de maneira regular.

Restou alguma dúvida sobre a atuação desse profissional? Conte para a gente nos comentários e participe do post.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​