Seja bem vindo ao nosso Blog!

Qual a função do CRO para o Auxiliar de Saúde Bucal?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Todo profissional que se forma como Auxiliar de Saúde Bucal precisa, para que possa atuar na prática, fazer o seu registro do CRO. Essa é uma obrigatoriedade da profissão, de forma que sem a regularização ocorre uma série de sanções graves.

O CRO possui diversas funções fundamentais na vida profissional do ASB. Confira algumas delas:

Regulação da profissão de Auxiliar de Saúde Bucal

Em primeiro lugar, o Auxiliar de Saúde Bucal precisa de ter o CRO como uma forma de regularização da profissão. Devemos lembrar sempre que essa é uma profissão que lida diretamente com a vida e saúde dos pacientes, mesmo que de forma indireta e por isso é preciso que haja alguma forma de registro desses profissionais, a fim de assegurar uma forma de rastrear e responsabilizar quem cometer atos ilegais ou problemáticos e também a garantir que apenas profissionais legítimos irão exercer a profissão.

Assim, os registros dos CROs funcionam para assegurar o paciente e garantir um padrão nos profissionais ASB.

Garantia de apoio para o próprio profissional

A regulação do Auxiliar de Saúde Bucal através do registro do CRO também traz uma série de benefícios e garantias de apoio para o profissional, tais como:

Plano de previdência complementar:

Através do registro no CRO há uma garantia de plano de previdência complementar para garantir sua qualidade de vida na aposentadoria.

Respaldo em casos problemáticos:

O CRO oferece respaldo para os profissionais que enfrentam problemas em suas rotinas de trabalho de forma direta e indireta.

Convênios com empresas e entidades:

Garantia de descontos e benefícios com empresas e serviços, inclusive serviços públicos em determinadas localidades.

Defesa da classe:

O CRO atua fortemente em defesa das boas condições de trabalho para o Auxiliar de Saúde Bucal.

Controle sobre a qualidade dos profissionais atuantes

A necessidade do registro do Auxiliar de Saúde Bucal no CRO ajuda na manutenção da qualidade dos profissionais atuantes. Isso porque os cursos necessários para obter o registro precisam ser aprovados pelo conselho.

Dessa forma, cursos ruins ou que não formem bons profissionais não são reconhecidos pelos CROs, de forma que o ASB de base ruim não poderá exercer a profissão e correr o risco de colocar a saúde dos pacientes em perigo (mesmo que de forma não propositada).

Fiscalização e punição dos casos problemáticos

O registro no CRO permite que haja uma maior fiscalização e punição nos casos de profissionais que cometam irregularidades e ilegalidades no exercício da profissão.

Isso é benéfico porque ao punir os casos problemáticos, permite-se que haja uma maior credibilidade da classe de Auxiliares de Saúde Bucal, de forma a fortificar o conjunto de trabalhadores e a garantir que aqueles que continuam com o registro são profissionais éticos, competentes e honestos na sua profissão até então.

Ficou alguma dúvida sobre as principais funções do CRO para o Auxiliar de Saúde Bucal? Conte para nós nos comentários e responderemos a você. E se você é formado nessa área e ainda não possui o seu registro junto ao CRO, aproveite e aprenda quais são os documentos devem ser levados para obter o registro como auxiliar.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​