Seja bem vindo ao nosso Blog!

3 dicas sobre etiqueta profissional para ASB

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Já falamos por aqui que um profissional que atua como Auxiliar de Saúde Bucal formado, certificado e regulamentado acaba, naturalmente, agregando valor ao consultório ou à clínica odontológica onde atua. Falamos também que esse tipo de profissional vem sendo bastante valorizado, pessoalmente e financeiramente, desde que a profissão foi regulamentada, em 2009.

Desde quando se passou a exigir que o profissional que atua nessa área faça o curso de formação em ASB, o mercado mudou para clínicas, dentistas, cirurgiões e para profissionais ASB.

Mas há algo importante e que é preciso ser destacado: a etiqueta profissional. Assim como em todos os ramos ou segmentos, na área da odontologia, principalmente para o profissional formado em ASB, a etiqueta é fundamental para o bom funcionamento da clínica. Por lidar constantemente com pessoas, de todos os níveis sociais, o profissional ASB tem de ter em mente, de uma maneira bastante clara, a importância da etiqueta profissional.

No texto a seguir, veremos algumas dicas sobre etiqueta profissional para que você melhore, ainda mais, o seu trabalho como Auxiliar de Saúde Bucal.

Mas afinal, o que é etiqueta profissional?

Para começar, vamos explicar o que é a tal “etiqueta profissional”. Esse termo, na verdade, é utilizado para definir a forma como o profissional se comporta, com o objetivo de ser agradável e não provocar constrangimentos nos pacientes.

A etiqueta é um conjunto de regras que visam o sucesso no relacionamento profissional/paciente. O profissional deve, por exemplo, se preocupar com a sua aparência, com a limpeza de suas vestes, do local e dos equipamentos que utiliza, entre outros aspectos.

Etiqueta profissional na clínica odontológica

Como convivemos diariamente com pessoas, é preciso saber se comportar adequadamente quando se atua em uma clínica odontológica. Pequenas demonstrações de educação e bom-senso devem fazer parte de seu dia a dia, para garantir sucesso de seu trabalho. Respeito aos horários, higiene, interesse em explicar o tratamento ao paciente, cumprir o prometido e não prometer o que não pode cumprir são alguns dos pontos que devem ser atendidos para garantir uma boa etiqueta profissional.

Vale uma dica básica, porém fundamental: por mais que uma clínica odontológica, ou consultório, requeiram conhecimentos técnicos e especializados, tratamentos são feitos em pessoas que buscam confiança. Seus pacientes precisam ser bem tratados a partir do momento que entram em contato para marcar uma consulta!

Limpeza e discrição

O profissional que atua com saúde, como os profissionais formados no curso de ASB, precisam, incondicionalmente, de limpeza. O visual, as roupas, uniformes e acessórios do profissional devem ser impecavelmente limpos. Um avental sujo pode fazer com que o cliente se sinta inseguro e não queira mais ir à consulta ou fazer tratamentos com um profissional que não cuida desses detalhes.

O profissional que atua como ASB também deve abusar da discrição. Você pode utilizar acessórios bonitos, desde que sejam discretos. Não abra mão de um brinco, anel ou colar, mas evite exageros, aposte em peças discretas.

Quer aprender mais sobre etiqueta profissional e a profissão de um ASB em si? Navegue em nosso site, conheça o nosso curso e invista na sua carreira de maneira definitiva. Rumo ao sucesso!

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​