Seja bem vindo ao nosso Blog!

Código de ética odontológico: 3 coisas que todo ASB precisa saber

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

código de ética odontológico

Ética profissional é fundamental para o bom exercício de qualquer profissão, seja qual for o ramo ou o segmento de atuação. Um profissional ético respeita as regras e as pessoas com as quais ele atua, em qualquer ocasião ou situação do dia a dia.

Na área da odontologia não é diferente. Por isso, no texto a seguir, daremos algumas dicas básicas para o profissional que atua no ramo de Auxiliar de Saúde Bucal para que ele possa respeitar o código de ética odontológico e obter o tão esperado sucesso profissional. Leia com atenção e conheça coisas sobre o código de ética odontológico que todo profissional que atua como Auxiliar de Saúde Bucal precisa saber.

O que é o Código de Ética Odontológico e para que ele serve?

Todo profissional que atua como Auxiliar de Saúde Bucal deve agir de forma respeitosa e ética para com seus companheiros de trabalho, seus superiores e, principalmente, com seus pacientes. O ASB deve seguir rigorosamente o Código de Ética Odontológica, documento elaborado pelo Conselho Federal de Odontologia.

O profissional ASB que infringir o que diz o código pode sofrer penalidades e se complicar no segmento de atuação. Dessa forma, o Auxiliar de Saúde Bucal deve trabalhar com base em princípios como honestidade, lealdade e respeito à dignidade humana, além de ser discreto e manter sigilo profissional no que diz respeito às informações sigilosas a respeito de seus pacientes.

Tudo isso é definido de acordo com as normas administrativas definidas pelo dentista ou pelo proprietário do consultório ou clínica onde atua. O ASB deve estar apto para adotar critérios técnicos, assim como priorizar a higiene e a limpeza do local de trabalho e dos equipamentos que ele utiliza no dia a dia.

Aposte na psicologia

Para desenvolver um bom trabalho, o profissional ASB precisa conhecer o básico no que diz respeito à psicologia. E o código de ética odontológico prevê esse tipo de conhecimento.

Por se tratar de uma ciência que estuda o comportamento humano, o conhecimento básico sobre psicologia dará mais segurança ao profissional ASB nas tomadas de decisões com outras pessoas. Conhecimento sobre o estado emocional e psicológico do paciente, quando no consultório, é fundamental para o bom exercício dos trabalhos durante os tratamentos odontológicos.

O código também fala de apresentação pessoal

Cuidar da apresentação pessoal é imprescindível em qualquer atividade, ramo ou segmento de atuação. E o código de ética odontológico também possui tópicos que falam sobre esse tema.

Para profissionais da área da saúde, como os que atuam como ASB, isso se torna ainda mais importante. Leve-se em consideração que, em muitos casos, o primeiro contato de do paciente com o consultório odontológico ocorre com o ASB. Tendo isso em mente, fica claro que a boa aparência e os cuidados com a higiene pessoal seguramente farão o papel de fidelização do paciente, que, com certeza, retornará à clínica ou consultório onde você atua.

Deseja saber mais sobre o mercado, o curso e a formação profissional que você precisa para atuar no segmento de Auxiliar de Saúde Bucal? Navegue em nosso portal, fique por dentro de tudo o que rola nesse segmento e prepare-se para a sua carreira!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​