Seja bem vindo ao nosso Blog!

Dicionário do ASB: 6 termos que você não pode deixar de conhecer

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

É comum verificarmos que cada grupo de pessoas ou comunidades tem uma linguagem própria de comunicação. No Brasil, é possível viajarmos alguns poucos quilômetros e já ficarmos confusos em uma conversação entre moradores locais.

Este linguajar pode modificar entre localidades, e até entre os jovens, por exemplo, que desenvolvem uma maneira única de falar.

O mesmo acontece entre grupos de profissionais. É possível entrar em uma conversa de advogados e entender o mínimo de sua conversa. Com físicos então… Praticamente impossível! Pois é, cada profissão conta com suas particularidades, e somente quem a vive no dia a dia para entender todas essas particularidades e os termos utilizados para defini-las.

No caso dos profissionais que atuam como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) acontece o mesmo. É possível que estes também sejam compreendidos por demais profissionais da odontologia, como dentistas os técnicos que também estarão familiarizados com os termos, mas é certo que cada grupo terá uma linguagem própria.

Em cada um destes grupos, seja de profissionais ou não, há termos que não podemos deixar de conhecer. Aqueles que são mais utilizados. Vamos mostrar agora alguns dos termos que não podem faltar no dicionário ASB. Se você é Auxiliar e não conhece alguns deles, se apresse em verificá-los.

Biossegurança

São várias as funções do ASB dentro de clínicas e consultórios odontológicos. Mas uma das mais importantes está relacionada a biossegurança do ambiente e dos materiais utilizados durante os procedimentos.

Mas o que é a biossegurança? São todos os procedimentos realizados para manter a segurança do local, do paciente e dos profissionais envolvidos. A biossegurança envolve a assepsia e a higienização do ambiente trabalhado.

Para o ASB é essencial a preocupação quanto a biossegurança, já que o seu local de trabalho é considerado um local crítico, devido ao risco de contaminação.

Dentística, Endodontia e Periodontia no Dicionário ASB

Termos da odontologia devem fazer parte da rotina de um ASB já que este profissional irá acompanhar todos os procedimentos realizados em clínicas ou consultórios dentários. O ASB atua como ‘braço direito’ dos dentistas, por isso deve conhecer os termos mais ‘comuns’ utilizados na área.

A dentística, a endodontia e a periodontia, por exemplo, são especialidades odontológicas e que serão estudadas pelo ASB que for regularizar a sua profissão através de um curso:

Dentística

A dentística é a área da estética na odontologia. Procedimentos como o clareamento dos dentes, por exemplo, são específicos desta especialidade.

Periodontia

A periodontia é o ramo da odontologia que trata das gengivas, que pode vir a sofrer inflamações.

Endodontia

Já a endodontia, se refere a doenças na raiz e polpa dos dentes.

Para cada uma destas especialidades o procedimento odontológico será diferenciado, e o ASB deve saber como será o tratamento específico de cada uma delas para auxiliar o dentista.

CFO e CRO

As siglas também são bem comuns entre os termos profissionais. As siglas CRO e CFO fazem parte do dia a dia dos profissionais da saúde bucal, inclusive do ASB. Eles não podem deixar de conhecer, já que são os órgãos reguladores de suas profissões.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) que regula a atividade em todo o território nacional. E o Conselho Regional de Odontologia (CRO) que certifica os profissionais.

A atividade do ASB desde 2009 está regularizada, por meio da lei 11.889. Estes profissionais dependem do CRO para poder atuar em conformidade com  a legislação.

Por dentro de todos estes termos? Não fique de fora nem das conversas do ASB e nem do mercado de trabalho. Um bom profissional é um profissional bem informado. Confira tudo sobre esta profissão baixando nosso e-book.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​