Seja bem vindo ao nosso Blog!

3 dicas para conciliar as tarefas de ASB com secretariado

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

É comum o trabalho de um Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) ser confundido com o de um secretário de clínicas ou consultórios odontológicos. Até pouco tempo, antes da regulamentação das profissões do ASB e do Técnico de Saúde Bucal (TSB) em 2009, era mais comum verificar o ASB também realizando as funções de secretariado.

Hoje, já é menor o número de profissionais que atuam nas duas funções. Geralmente há profissionais diferentes atuando na recepção do consultório e no auxílio ao dentista. Mas ainda há locais, principalmente em consultórios menores, de cidades pequenas ou de bairros, que não conseguem contratar mais de um profissional, e dentre as tarefas de ASB fica também a de secretariado.

Isso ocorre porque muitas das tarefas de ASB se confundem com a de secretariado, e podem sim ser realizadas pelos auxiliares. Entre as funções do ASB, conforme lei que regulamentou a profissão, estão o registro de dados das informações dos pacientes e a realização do acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal.

Está certo que as tarefas de secretariado vão além do registro e do acolhimento. E como conciliar estas tarefas se já atua como ASB em um consultório? A seguir vamos lhe dar algumas dicas para realizar as tarefas da melhor maneira possível.

Agendamento em horários vagos

Os consultórios e clínicas odontológicas devem ter em conta a importância do agendamento de consultas. Nada de conflitos de horários. Assim como os profissionais enfrentam ‘correrias’ no seu dia a dia, os pacientes, com certeza também. Se o agendamento de consultas está entre as tarefas de ASB aproveite os horários vagos da clínica para confirmá-las ou agendá-las.

As clínicas não sobrevivem somente das pessoas que buscam por elas mesmas os tratamentos e as visitas periódicas. Passado seis meses de uma consulta, o ASB pode ligar novamente para o paciente para marcar uma visita.

O ASB pode usar em seu favor esta função de agendamento. Como é ele o responsável pelas fichas e o pré-atendimento, uma ‘conversa’ com o paciente ao telefone pode firmar a relação de confiança com os serviços da clínica. Certamente este paciente não trocará de dentista.

Na hora do agendamento, tenha em mãos as fichas dos clientes para lembrar-se das particularidades de cada um.

Dúvidas de pacientes

Na hora de atender pacientes com dúvidas, nada melhor do que um ASB para responder. Este profissional foi capacitado para auxiliar e conhece todos os procedimentos realizados em sua clínica e como o dentista atua. Esta pode e deve ser uma das tarefas de ASB.

Controles financeiros de clínicas como tarefas de ASB

Caso o controle financeiro do local de trabalho esteja dentre as tarefas de ASB procure conversar com o dentista para que você tenha um horário especialmente para realizá-lo. Com uma rotina intensa de trabalho como auxiliar, realizando desde o pré até o pós-atendimento dos pacientes, fica difícil controlar tudo, ainda mais se tratando de dinheiro.

Este trabalho pode até ser realizado em conjunto com o dentista. Após o ASB ter realizado o controle semanal, por exemplo, tire um horário para manter o dentista em dia da situação e não ficar dúvidas quanto ao fluxo.

Neste post demos algumas dicas de como conciliar as tarefas de ASB com as de secretariado. Com um serviço exemplar, o Auxiliar pode até tirar vantagem desta ‘dupla’ atuação. Clientes satisfeitos e mais serviços para a clínica. Com certeza o seu chefe irá aprovar!

Saiba tudo sobre as tarefas do Auxiliar de Saúde Bucal em nosso blog. Não deixe de conferir!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​