Seja bem vindo ao nosso Blog!

Auxiliar de odontologia: Qual a importância desse profissional?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Curso ASB Auxiliar de odontologia Qual a importância desse profissional

A função do auxiliar de odontologia é antiga, mas só recentemente é que contou com regulamentação por meio da lei 11.889/2008. A legislação apresenta uma série de atividades que são próprias desse profissional e os requisitos que eles devem ter para exercer o trabalho corretamente.

O principal deles é contar com o registro profissional junto ao Conselho Federal de Odontologia (CFO) e suas regionais. Para isso, o auxiliar de odontologia deve ter passado por um curso de formação que garanta certificação. Curso este que deve ter carga horária mínima de 300 horas, além da realização de estágio.

A própria regulamentação já demonstra a importância desse profissional. O auxiliar de odontologia pode atuar em clínicas e consultórios dentários, em cirurgias odontológicas e também junto à saúde pública em programas da Saúde da Família. Regulamentação que garante a qualificação das pessoas para exercer a função corretamente.

Profissional com foco na saúde bucal

Apesar das pessoas muitas vezes dissociarem a odontologia da área da saúde, ela faz parte sim deste setor. E como todas as especialidades têm igual importância. A saúde bucal deve estar em dia para o bom funcionamento do corpo como um todo.

E o auxiliar de odontologia, assim como o dentista e toda a sua equipe, tem função primordial para manter a saúde bucal de seus pacientes. É ele que vai manter um diálogo mais direto com os pacientes e destacar as atividades necessárias para manter hábitos benéficos que garantam dentes perfeitos e uma boca saudável.

Auxiliar de odontologia e os pacientes

Como destacamos acima, o auxiliar de odontologia é o profissional que geralmente mantém um contato mais direto com os pacientes das clínicas e consultórios odontológicos. Isso porque entre suas funções está a coleta de informações junto a eles.

Preenchimento dos dados, bem como da ficha de anamnese, que é onde ficam as informações a respeito da saúde em geral dos pacientes. Esse contato inicial, se realizado adequadamente, faz com que os pacientes mantenham uma relação de confiança e cordialidade com a equipe como um todo. O que facilita o trabalho posterior do dentista, no atendimento.

Junto ao dentista

Há ainda a atuação do auxiliar de odontologia junto ao dentista ou cirurgião dentista. Com esse profissional ao lado, o dentista pode focar sua atenção junto ao paciente, sem que haja interferências. Além disso, o profissional auxiliar é apto a realizar todo o trabalho de higienização e esterilização dos materiais utilizados pelos dentistas.

Todas essas atividades de responsabilidade do auxiliar de odontologia fazem com que o dentista possa otimizar seus serviços, já que deixa de se preocupar com uma série de questões, tanto burocráticas quanto de organização. Pesquisas comprovam que o rendimento de um dentista que conta com a ajuda de um ou mais auxiliar de odontologia aumentam em mais de 100%.

Por esse motivo há dentistas que ampliam suas equipes com a atuação de mais de um auxiliar de odontologia. Assim o paciente passa a ser melhor acolhido e atendido, já que terá sempre alguém que possa responder suas dúvidas.

Neste artigo mostramos somente algumas das atividades que demonstram a importância do auxiliar de odontologia. Mas há uma infinidade delas. O dia a dia tanto dos dentistas como dos pacientes tende a ser melhores com este profissional. Quer saber mais sobre o auxiliar de odontologia? Acesse nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​