Seja bem vindo ao nosso Blog!

Terminou o ensino médio? Que tal atuar como ASB?

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

atuar como ASB

Por necessidade, para garantir uma renda ou aquela tão desejada experiência no mercado de trabalho. Hoje muitos jovens que finalizam o ensino médio já estão em busca de uma profissão.

Pela falta de ‘conhecimentos específicos’ que um curso ou uma graduação trazem, as vagas almejadas e conseguidas por eles geralmente são funções genéricas, que não contam com habilidades diferenciadas.

Vendedores, atendentes, garçons. Todas as opções são válidas e devem ser analisadas pelos jovens. A idade pode ser pouca, mas as habilidades e preferências já são notáveis e devem ser levadas em conta, mesmo que a busca pelo mercado de trabalho esteja acompanhada de uma urgente necessidade de renda.

É claro que dinheiro é importante, mas se você não é comunicativo e não gosta de se ver rodeado de pessoas, as opções que citamos acima – vendedor, atendente ou garçom -, com certeza não serão as mais adequadas pra você.

Preparamos este artigo para os jovens que finalizaram o ensino médio e gostam de cuidar de pessoas. Para encarar a área da saúde este é um dos requisitos essenciais, zelar pelo bem estar alheio.

A maioria das pessoas pensa que para entrar nesta área os jovens devem primeiro passar pelas faculdades de Medicina, Enfermagem ou Odontologia. A saúde não é uma área compreendida somente por médicos, enfermeiros ou dentistas.

São centenas de profissionais envolvidos que atuam nos ambientes de saúde e fazem toda a engrenagem de consultórios e hospitais funcionarem. E isso que só estamos levando em conta os profissionais que atuam diretamente no atendimento ao paciente. Se ampliarmos outras questões haverá ainda outra infinidade de profissionais.

Mesmo sem graduação o jovem pode contar com conhecimento específico e atuar como ASB

Como dissemos não são todos os profissionais da saúde que passaram pelas graduações. Mas isso não quer dizer que os demais integrantes da equipe não têm conhecimento específico para exercerem seus cargos.

Há uma infinidade de cursos técnicos e de formação que deixam os profissionais prontos para o mercado de trabalho. São capacitações feitas para formar pessoas que estavam faltando no campo profissional.

É o caso do curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), profissional que atua ao lado do cirurgião dentista nos consultórios ou durante atuação hospitalar. Para atuar como ASB, o jovem que finalizou o ensino médio pode procurar por uma instituição que ofereça o curso e a qualificação profissional com certificação. E para se tornar um profissional da área um período de seis meses de estudo é o que basta.

Ampla experiência na área da saúde bucal

Ao fazer um curso de formação, o jovem não está deixando de lado o sonho de uma graduação e suas pós-graduações. Como ASB o profissional pode estar subindo o primeiro degrau rumo a uma carreira de sucesso na Odontologia. Esta experiência será importantíssima para o jovem se certificar que realmente a área da saúde bucal é a escolhida para seu futuro.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Paulista Anhembi Morumbi em 2013 apontou que 46% dos jovens que terminaram o ensino médio e já tinham se decidido pela profissão não tinham conhecimento sobre ela. Esta falta de informações pode acarretar uma frustração profissional.

Ao atuar como ASB, o profissional terá amplo conhecimento sobre a área da saúde bucal e terá propriedade para decidir-se ou não por ela.

E você, gosta de cuidar de pessoas? Então saiba mais sobre a atuação do Auxiliar de Saúde Bucal e o que é preciso para se tornar um. O mercado de trabalho está esperando você para atuar como ASB.

Auxiliar de Saúde Bucal

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​