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3 dicas para o ASB receber os pacientes

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Digital Curso ASB

A gente sempre volta a uma casa em que é bem recebido. No consultório odontológico, não é diferente. E uma das funções do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) dentro dos consultórios e clínicas odontológicas é receber os pacientes. Este profissional geralmente é o primeiro contato dos clientes antes da consulta com o dentista. Inclusive antes da visita ao consultório, já que o ASB também pode desempenhar a função de agendar as consultas de uma clínica.

Portanto, sua atuação é de suma importância para a manutenção dos empreendimentos de saúde bucal. Se for mal atendido, o paciente certamente não repetirá a experiência, ou então nem chegará a marcar a consulta, e muito menos fará uma indicação do profissional. Pelo contrário, fará um marketing boca a boca negativo, o que pode deixar a clientela longe do empreendimento.

Uma pesquisa realizada entre as pessoas que costumam ir frequentemente ao dentista constatou que a indicação é a forma mais utilizada para a escolha do profissional. Então, é função do ASB receber os pacientes da melhor forma possível. O bom atendimento deve ser prioridade também na área da saúde.

Para que este atendimento seja de qualidade em todas as etapas, preparamos algumas dicas de como o ASB receber os pacientes em uma clínica odontológica. Certamente uma primeira impressão adequada, aliada a uma postura profissional qualificada do dentista e do restante de sua equipe, pode fazer toda a diferença.

1. Tenha postura profissional para receber os pacientes

Acabamos de citar a postura profissional do dentista. É de fundamental importância o Auxiliar também manter esta postura em sua atuação. Claro que o ASB deve receber o paciente com simpatia, mas nada de exageros. As conversas devem ser pautadas pelos interesses mostrados pelos pacientes. Cuidado com a intimidade forçada.

Se o assunto for relacionado a Odontologia, melhor ainda. Assim o Auxiliar de Saúde Bucal pode exercer outra de suas funções: o desenvolvimento de ações de promoção à saúde, mostrando, dessa maneira, as melhores maneiras de manter uma boca saudável.

2. Comunique-se claramente

Ao passar as informações de promoção à saúde bucal, o Auxiliar deve o fazer de forma mais clara possível. Não é recomendado o ASB receber os pacientes com uma linguagem rebuscada ou técnica demais. A comunicação deve ser adequada a todos os tipos de clientes.

3. Cuide da sua imagem

Outra dica para o ASB receber os pacientes nas clínicas e consultórios odontológicos é apostar na sua imagem pessoal. E aqui novamente não podemos deixar de lado a postura profissional.

O profissional Auxiliar de Saúde Bucal está em uma área que exige asseio, e deve mostrar isso já na sua aparência. Uniforme alinhado e limpo são requisitos básicos na área da saúde.

A organização também é necessária. Além da imagem pessoal, o local de trabalho deve mostrar este asseio e também a maneira de atuação de determinada equipe. Se o atendimento preza pelo bem-estar dos pacientes, o ambiente de espera deve se mostrar acolhedor, da mesma forma que o ASB.

As dicas são simples, mas essenciais para manter a fidelidade dos clientes. Com um mercado com tantas opções de profissionais da Odontologia, a retenção dos pacientes é fundamental. Aposte em um atendimento de qualidade, que encante seus pacientes. Saiba mais em nosso blog.

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