Seja bem vindo ao nosso Blog!

Além do consultório: veja mais opções de trabalho para o ASB

Engana-se quem pensa que o lugar de um Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é só dentro de um consultório odontológico, ao lado de um cirurgião-dentista. É hora de expandir os horizontes! Veja abaixo pelos menos outras três opções de trabalho para o ASB:

1. Clínicas de radiologia odontológica

Trabalhar em clínicas especializadas em radiologia odontológica pode ser uma das opções de trabalho para o ASB. Nelas, o Auxiliar de Saúde Bucal prepara, por exemplo, o filme antes da radiografia e, depois, faz a revelação.

Geralmente, as clínicas que oferecem o serviço de radiologia odontológica ainda produzem moldeiras que tratam problemas bucais, como o bruxismo. E o ASB é apto para fazê-las! Viu só?!

2. Programas de promoção da saúde bucal

Atuar, ao lado de um dentista, em projetos que incentivem a saúde bucal está entre as opções de trabalho para o ASB. É um trabalho que pode ser temporário ou contínuo, sendo até mesmo possível conciliá-lo com a rotina em um consultório odontológico.

O objetivo é conscientizar diferentes faixas etárias sobre a importância da higiene bucal, sempre reforçando o quanto ter uma boca saudável é sinônimo de qualidade de vida. Para isso, ASB, fale sempre da escovação logo depois das refeições e da diferença que faz usar fio dental todos os dias!

3. Rede pública de saúde

Na rede pública de saúde, o Auxiliar de Saúde Bucal ajuda no atendimento de pacientes que não têm condições financeiras de ir a um dentista particular.

Na maioria dos casos, o trabalho é em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), pelo Sistema Único de Saúde. Na verdade, as tarefas que o ASB desempenha em um posto de saúde são bem parecidas com as que ele faria em um consultório odontológico.

Além do trabalho de promoção da saúde bucal, o profissional cuida da limpeza e da esterilização de instrumentos usados pelo dentista; ele ainda é o responsável por aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos e de resíduos odontológicos.

Também é responsabilidade do ASB auxiliar e instrumentar o dentista nas intervenções clínicas.

O profissional ainda processa o filme radiográfico, seleciona moldeiras, prepara modelos em gesso, manipula materiais de uso odontológico, participa da realização de levantamentos e estudos epidemiológicos… Ufa!

O que achou das outras opções de trabalho para o ASB que listamos? Veja no nosso blog mais dicas para a carreira de Auxiliar de Saúde Bucal e bom trabalho!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​