Seja bem vindo ao nosso Blog!

Pacientes inadimplentes? Veja como o ASB pode evitar

Quase todas as empresas possuem clientes inadimplentes – ou seja, que não cumprem com as suas responsabilidades financeiras. Em um consultório odontológico, não é diferente. No post desta segunda-feira, a gente fala sobre como o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode ajudar a evitar pacientes inadimplentes.

Nós usamos o termo ajudar porque é o dentista, na maior parte das vezes, quem decide qual a melhor maneira de cuidar das contas do seu consultório.

Evite a inadimplência esclarecendo as formas de pagamento

A primeira dica que damos para evitar pacientes inadimplentes é o ASB deixar as formas de pagamento sempre claras para o paciente desde o primeiro contato.

Se o pagamento só pode ser feito em dinheiro, por exemplo, explique quais são as condições: 50% de entrada? Todo o pagamento quando o tratamento começa? Ou ao fim dele?

Aceitar cartões de débito e crédito também pode ajudar a acabar com a inadimplência nos consultórios – isso porque ambos garantem o pagamento. É bom também evitar aceitar cheques – eles são difíceis de controlar; e o fiado, claro.

Faça uma análise de crédito antes de parcelar tratamentos

O consultório que costuma aceitar, além de cartão de crédito, outros tipos de pagamentos pode também fazer uma análise de crédito do paciente.  O Auxiliar de Saúde Bucal pode consultar o CPF dele para saber se há restrições – há aplicativos, como o SerasaConsumidor, que permitem fazer essa consulta de graça.

É importante lembrar que nenhuma restrição no CPF do cliente não é sinônimo de que ele pague tudo em dia. Pode ser que o consultório em que você trabalha seja o “premiado” com a inadimplência dele. Nunca se sabe!

A análise de crédito serve mais para dar segurança nos pagamentos parcelados. Ela ajuda também a alertar sobre pessoas que já não cumpriram com suas responsabilidades financeiras em outros estabelecimentos.

Com educação, lembre os pacientes dos vencimentos

pacientes inadimplentes porque são um pouco esquecidos. Para resolver o problema, você pode lembrá-los caso os pagamentos não tenham sido feitos no prazo ou, ainda, quando o a data de vencimento estiver próxima. Mande uma mensagem no Whastapp ou um SMS, por exemplo. Sempre tenha bom senso no tom da lembrança!

No nosso blog, a gente dá mais dicas para o dia a dia do ASB. Que tal conferir três formas simples de não se esquecer das tarefas mais importantes?

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​