Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 coisas para fazer antes de colocar o aparelho fixo

Você saiu do consultório com a notícia de que precisa usar aparelho fixo? Pois saiba que sua rotina deve mudar um pouco nos próximos meses. Se eles já não estão, os cuidados com os dentes devem entrar na sua lista de prioridades para um tratamento rápido e positivo. Fique tranquilo: não é difícil! Neste post, listamos 5 coisas para fazer antes de colocar o aparelho fixo.

1 – Antes de colocar o aparelho fixo, fotografe o seu sorriso

Tire uma foto com os dentes bem à mostra antes de colocar o aparelho fixo. Ao final do tratamento, você tira outra para comparar os resultados.

A fotografia funciona tanto para você identificar se tudo ocorreu bem e se os resultados atenderam às expectativas, quanto para você ter orgulho do seu novo sorriso e perceber que todo o esforço e cuidados valeram a pena!

2 – Antes de colocar o aparelho fixo, pesquise sobre tipos de aparelho

A primeira imagem que vem à cabeça quando pensamos em aparelho fixo são adolescentes com o sorriso metálico, né? Se você quer um tratamento mais discreto, sem os bráquetes de metal, converse com o seu dentista sobre as possibilidades.

Praticamente imperceptível, o aparelho ortodôntico de porcelana, por exemplo, é indicado para pacientes que que querem mais conforto e discrição na hora de tratar os dentes.

3 – Antes de colocar o aparelho fixo, compre itens de higiene específicos

Como já falamos no começo deste post, a sua rotina deve mudar durante o tratamento – a começar pelo seu kit de higiene bucal. Antes de colocar o aparelho fixo, provavelmente, ele era composto pelo fio dental e uma escova de dente regular, certo?

Agora, o ideal é que você aposte em uma escova de dente ortodôntica e em uma interdental para manter a saúde do sorriso. Mais uma vez: converse com o seu dentista. É ele quem avalia o que o paciente realmente precisa e o que deve ou não ser considerado na rotina de higiene.

4 – Antes de colocar o aparelho fixo, planeje uma nova alimentação

Se você ama doces, como pé-de-moleque e balas, é bom repensar o consumo deles durante o tratamento. Lembre-se que quebrar os bráquetes pode atrasar todo o processo – ou seja, você corre o risco de ficar ainda mais tempo longe das guloseimas. Que tal pensar em um cardápio mais nutritivo antes de colocar o aparelho fixo?

5 – Antes de colocar o aparelho fixo, organize-se para ir ao dentista mensalmente

A não ser que o dentista recomende períodos mais espaçados, quem faz tratamento ortodôntico deve encontrar o profissional, em média, uma vez ao mês para a manutenção e a avaliação do tratamento. Reserve na agenda esse tempo e não deixe de comparecer às consultas.

No nosso blog, temos outros posts sobre o assunto. Confira o que fazer se tem alergia ao aparelho fixo!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​