Seja bem vindo ao nosso Blog!

3 dicas para o instrumentador conservar seus materiais

No dia a dia, é função do Instrumentador Cirúrgico em Odontologia (ICO) cuidar da manutenção dos itens utilizados durante a cirurgia. É ele quem deve separá-los, entregá-los no momento certo para o dentista, limpá-los, esterilizá-los e armazená-los corretamente. Neste post, damos 3 dicas para o instrumentador conservar seus materiais durante o processo de esterilização.

Limpeza rigorosa para o instrumentador conservar seus materiais

A limpeza rigorosa dos materiais odontológicos é indispensável para o instrumentador conservar seus materiais. A presença de óleos, gorduras, sangue, pus e outras secreções, por exemplo, protege os micro-organismos contaminantes na hora de esterilização.

De uniforme, lave todos os itens com soluções desencrostantes e faça o enxágue abundante em água potável e corrente. Uma dica é observar a natureza dos artigos e o grau de sujeira. Evite misturá-los!

Embalagem correta para o instrumentador conservar seus materiais

A embalagem correta também é importante para o instrumentador conservar seus materiais. 

Na hora de embalar para esterilização, os utensílios devem estar limpos, secos e separados – os itens que tiverem defeitos precisam ser substituídos. Os invólucros devem permitir o contato dos artigos com o esterilizante, bem como mantê-los livres de micróbios durante a estocagem.

Os materiais devem ser preparados, montados e embalados conforme o tipo de invólucro e o processo de esterilização indicado.

É importante não misturar instrumentos metálicos, bandejas, bacias e artigos de borracha com roupas. Também é recomendado desmontar seringas e empacotar luvas com uma gaze dentro do punho. Pinças, tesouras e outros instrumentais de hastes duplas precisam ficar abertos com ganchos especiais.

Estocagem adequada para o instrumentador conservar seus materiais

A estocagem dos pacotes, depois da esterilização, precisa ser feita em condições ambientais adequadas. Os pacotes esterilizados devem ter a data de vencimento da esterilização; os de vencimentos mais próximos devem sair primeiro do estoque.

É recomendado que o profissionaol, todos os dias, avalie as condições de estocagem e faça o reprocessamento dos pacotes que estiverem vencidos. Sinais de contaminação, corrosão ou desgaste não podem passar despercebidos para o instrumentador conservar seus materiais.

Tem mais alguma dica de como o instrumentador pode conservar melhor os seus materiais? Conte para a gente nos comentários!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​