Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que saber antes de começar um curso de instrumentador

Começar um curso de instrumentador cirúrgico pode ser uma chance para você se destacar no mercado. Hoje, a Odontologia avança a passos largos ao lado do desenvolvimento da tecnologia: são novos tratamentos para doenças bucais, novos procedimentos estéticos, novos tipos de cirurgias… Para acompanhar essas mudanças, são necessários profissionais bem preparados.

3 coisas para saber antes de começar um curso de instrumentador

Nest post desta quarta-feira, reunimos três coisas importantes que você deve saber antes de começar a especialização de Instrumentador Cirúrgico em Odontologia (ICO). A primeira é começar um curso de instrumentador que seja completo.

Hoje, existem instituições que o oferecem a capacitação a distância, com conclusão em seis meses. E como escolher a melhor entre tantas opções?

A dica mais importante é selecionar um que seja reconhecido pelos principais órgãos da Odontologia, como a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Aqui do blog, nós já falamos detalhadamente como fazer a escolha correta.

Quem está interessado em começar um curso de instrumentador também deve saber que a especialização oferece a possibilidade de trabalhar em diferentes lugares, como clínicas e consultórios dentários, ambientes cirúrgicos de hospitais e empresas que se dedicam à fabricação e montagem dos instrumentos odontológicos.

É importante lembrarmos que, nos ambientes cirúrgicos de hospitais, é preciso ter a formação em outro curso na área da saúde, como em Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico de Saúde Bucal (TSB), para atuar como ICO.

Por fim, ressaltamos que começar um curso de instrumentador pode incrementar a sua renda, já que a profissão oferece a possibilidade de trabalhar em tempo integral ou como freelancer. Se você trabalha como auxiliar de dentista em um consultório, por exemplo, pode prestar serviço para outros locais como ICO.

Por procedimento, um Instrumentador Cirúrgico em Odontologia pode ganhar de R$ 200 a R$ 450 – os valores dependem, claro, do local de trabalho e da complexidade da intervenção.

Pronto, agora que você sabe dessas três coisas importantes, já pode começar um curso de instrumentador. Quer saber o que esse profissional faz no dia a dia? No nosso blog, nós falamos mais sobre a profissão. Não deixe de conferir!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​