O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é um profissional que faz a diferença em um consultório odontológico. Através da sua ajuda, o dentista pode oferecer um atendimento mais eficiente. Mas é importante ficar atento ao que o ASB pode fazer por lei. Uma pergunta muito frequente nas buscas do Google é: “O auxiliar de dentista pode colocar aparelho nos pacientes?”.
No post desta segunda-feira, revelamos a resposta e também lembramos quais as atividades proibidas e as permitidas para esse profissional.
Afinal, o auxiliar de dentista pode colocar aparelho nos pacientes?
A resposta é não. Apenas o ortodontista pode fazer isso. O Auxiliar em Saúde Bucal é proibido comandar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados na lei que regulamenta a profissão.
Ele ainda está proibido de exercer a profissão de forma autônoma. O ASB deve atuar sempre junto de um dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal (TSB).
Por fim, o Auxiliar de dentista também não pode fazer propaganda dos seus serviços nas redes sociais ou em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.
A punição para quem descumpre a legislação pode ser muito séria, tanto para o empregado, quanto para o empregador. Por isso, respeite a lei e denuncie irregularidades aos órgãos responsáveis da Odontologia.
O que faz um ASB?
Mas, de acordo com a legislação, quais são as tarefas permitidas ao auxiliar de dentista?
O Auxiliar em Saúde Bucal é o responsável pelo acolhimento do paciente na chegada. É quem também deve cuidar da limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumentos e equipamentos odontológicos.
O auxiliar de dentista ainda é quem aplica as medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos e resíduos do consultório.
Ainda falando das competências do ASB, também estão entre elas auxiliar e instrumentar o dentista nas intervenções clínicas.
Além disso, esse profissional é liberado para processar filme radiográfico, selecionar moldeiras, preparar modelos em gesso e manipular materiais de uso odontológico.
O auxiliar de dentista também pode (e deve!) fazer ações de promoção e prevenção bucal. Por fim, mas não menos importante, ele tem autorização para participar de levantamentos e estudos epidemiológicos.
Mais no Blog Curso ASB
Ufa! Viu só como o dia do Auxiliar em Saúde Bucal é bastante agitado?! Tem outras dúvidas sobre a profissão? Então, acesse o nosso blog! Até a próxima.