A limpeza dentária é um procedimento disponível em qualquer consultório odontológico. O procedimento, recomendado para todas as idades, remove a placa bacteriana e ajuda a prevenir doenças bucais, como a cárie. E será que o auxiliar de dentista pode fazer a limpeza dentária nos pacientes? Descubra a resposta neste post!
Liberado ou não: o auxiliar de dentista pode fazer limpeza dentária?
Nós tocamos no assunto porque essa é uma informação muito pesquisada na internet, tanto por pacientes, quanto pelos próprios Auxiliares em Saúde Bucal (ASB). Bem, a resposta é: não.
De acordo com a lei que regulamenta a profissão, o auxiliar de dentista não pode fazer limpeza dentária ou qualquer outro procedimento na cavidade bucal do paciente que não esteja previsto em legislação.
No entanto, ele pode auxiliar o dentista durante a limpeza dentária. De que forma? Separando, por exemplo, os instrumentos e os equipamentos que devem ser utilizados ao longo do procedimento.
Depois, além da higienização e esterilização dos materiais, o ASB também pode orientar o paciente sobre a importância de manter a saúde bucal em dia. Afinal, para que a limpeza dentária tenha uma maior durabilidade, é preciso ter uma rotina de higiene bucal completa.
Veja, abaixo, alguns cuidados importantes para o Auxiliar em Saúde Bucal recomendar ao paciente:
- Escove os dentes depois de comer, especialmente à noite. Opte por uma escova de cerdas macias;
- Passe o fio dental pelo menos uma vez por dia;
- Use enxaguante bucal – de preferência, um sem álcool;
- Adote uma dieta saudável, com muitas frutas, legumes e verduras;
- Evite fumar e beber álcool excessivamente;
- Visite o seu dentista regularmente e siga todas as orientações dele;
Mais no Blog Curso ASB
Para saber o que mais o auxiliar de dentista pode ou não fazer, é só acessar o nosso blog. Por lá, nós falamos muito sobre a profissão e os seus desafios. Esperamos que você goste do conteúdo! E se tiver sugestão de tema para os próximos textos, é só deixar nos comentários. Até a próxima!