Seja bem vindo ao nosso Blog!

O auxiliar de dentista pode fazer limpeza dentária nos pacientes?

A limpeza dentária é um procedimento disponível em qualquer consultório odontológico. O procedimento, recomendado para todas as idades, remove a placa bacteriana e ajuda a prevenir doenças bucais, como a cárie. E será que o auxiliar de dentista pode fazer a limpeza dentária nos pacientes? Descubra a resposta neste post!

Liberado ou não: o auxiliar de dentista pode fazer limpeza dentária?

Nós tocamos no assunto porque essa é uma informação muito pesquisada na internet, tanto por pacientes, quanto pelos próprios Auxiliares em Saúde Bucal (ASB). Bem, a resposta é: não.

De acordo com a lei que regulamenta a profissão, o auxiliar de dentista não pode fazer limpeza dentária ou qualquer outro procedimento na cavidade bucal do paciente que não esteja previsto em legislação.

No entanto, ele pode auxiliar o dentista durante a limpeza dentária. De que forma? Separando, por exemplo, os instrumentos e os equipamentos que devem ser utilizados ao longo do procedimento.

Depois, além da higienização e esterilização dos materiais, o ASB também pode orientar o paciente sobre a importância de manter a saúde bucal em dia. Afinal, para que a limpeza dentária tenha uma maior durabilidade, é preciso ter uma rotina de higiene bucal completa.

Veja, abaixo, alguns cuidados importantes para o Auxiliar em Saúde Bucal recomendar ao paciente:

Mais no Blog Curso ASB

Para saber o que mais o auxiliar de dentista pode ou não fazer, é só acessar o nosso blog. Por lá, nós falamos muito sobre a profissão e os seus desafios. Esperamos que você goste do conteúdo! E se tiver sugestão de tema para os próximos textos, é só deixar nos comentários. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​