Seja bem vindo ao nosso Blog!

ASB pode aplicar flúor no paciente? Saiba neste post

 

Muita gente ainda tem dúvidas sobre quais atividades o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) desempenha no dia a dia. Neste post, nós esclarecemos uma delas, que é muito comum: o ASB pode aplicar flúor no paciente?!

Afinal, ASB pode aplicar flúor?

Não, não pode. De acordo com a lei que regulamenta a profissão, o auxiliar de dentista não pode aplicar flúor e nem outro procedimento na cavidade bucal do paciente que não esteja previsto em legislação. Outro exemplo, já visto aqui no blog, é a limpeza dentária.

O Auxiliar em Saúde Bucal também está proibido de exercer a profissão de forma autônoma. Ele deve atuar sempre junto de um dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal (TSB).

Por fim, o ASB também não pode fazer propaganda dos seus serviços nas redes sociais ou em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.

A punição para quem descumpre a legislação pode ser muito séria, tanto para o empregado, quanto para o empregador. Por isso, auxiliar de dentista, respeite a lei e denuncie irregularidades aos órgãos da Odontologia!

Mas e o TSB, será que pode aplicar flúor no paciente? Pode. No entanto, de acordo com manuais de ASB e TSB, dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), o procedimento deve ocorrer após orientação do dentista.

ASB x TSB: as principais diferenças

Os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal e de Técnico de Saúde Bucal oferecem uma formação mais rápida e econômica para quem sonha em trabalhar com Odontologia.

As duas carreiras exigem registro no CRO. Apesar dessa e de outras coisas em comum, as profissões não são equivalentes. Uma das diferenças entre ASB e TSB é a rotina diária.

As responsabilidades do Auxiliar de Saúde Bucal giram mais em torno da preparaçãoÉ ele quem separa e higieniza os materiais empregados nos procedimentos. Também é função dele limpar ou descartar o que foi usado. O ASB ainda recebe os pacientes e organiza os documentos deles, como a ficha de atendimento e o histórico.

Já o TSB é o responsável por pequenos procedimentos no próprio paciente, como aplicar flúor e fazer limpeza dentária. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária.

O salário também é diferente. Normalmente, um Técnico em Saúde Bucal ganha um pouco mais do que um Auxiliar em Saúde Bucal. Isso porque a formação do TSB é mais extensa e as atividades envolvem mais risco biológico e de contaminação.

Além disso, a carga horária é maior. Especialmente por esses motivos, a faixa salarial de um TSB é, no mínimo, de R$ 200 a R$ 500 maior. Mas, claro, nada impede que um ASB invista, no futuro, em um curso de Técnico em Saúde Bucal para acelerar ainda mais a sua carreira.

Mais no Blog Curso ASB

Quer saber mais sobre a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal?! Então, acesse o nosso blog. Feliz Ano Novo e até 2020! 🎊

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​