Seja bem vindo ao nosso Blog!

Quais as minhas obrigações no trabalho de ASB?

O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) trabalha na promoção, na prevenção e na recuperação da saúde bucal. Ele é o braço direito do dentista. A profissão é regulamentada desde 2008 e exige registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO) após a formação no curso específico. Mas e na prática? Quais as obrigações de quem tem o trabalho de ASB?

No post desta segunda-feira, listamos as principais atividades que o auxiliar de dentista desempenha no dia a dia.

O trabalho de ASB antes, durante e depois da consulta

  • Antes

O Auxiliar de Saúde Bucal acolhe e prepara o paciente assim que ele chega ao consultório. Coleta um breve histórico para que o dentista saiba o que o espera é fundamental. O ASB é quem ouve os medos e anota as dúvidas do paciente!

As necessidades de quem procura um tratamento de canal são diferentes das do paciente que pretende fazer clareamento dental, por exemplo. E é por isso que esse contato prévio entre auxiliar de dentista e paciente é tão importante.

Além do mais, toda essa preparação antes da consulta otimiza o tempo do dentista. Também deixa o atendimento mais dinâmico e pessoal.

  • Durante

O ASB também auxilia (e muito!) o dentista durante a consulta. Fazer o molde da arcada dentária do paciente é apenas um dos exemplos de procedimentos que podem ser feitos pelo profissional.

Em geral, durante os atendimentos, o Auxiliar em Saúde Bucal orienta o paciente em atividades de higiene bucal; assiste e instrumenta o dentista nas intervenções clínicas; e ainda manipula materiais de uso odontológico quando necessário.

  • Depois

E o trabalho do ASB não acaba quando a consulta do paciente termina.

Depois da consulta, o profissional fica responsável por executar as medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos usados na consulta.

O Auxiliar de Saúde Bucal ainda investe em ações para evitar infecções na clínica. É essencial minimizar os riscos de contaminação do paciente e de quem trabalha no local, especialmente em meio à pandemia.

Há auxiliares de dentista que também ajudam na gestão do consultório. Por exemplo, organizando os arquivos dos pacientes. Manter os dados em dia facilita a administração do consultório e também o trabalho do dentista.

Mais no Blog Curso ASB

Ainda tem dúvidas sobre a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal? Então, continue lendo o nosso blog. Por aqui, você encontra centenas de publicações sobre o trabalho de ASB. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​