Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como reforçar a anamnese em tempos de pandemia

Como reforçar a anamnese em tempos de pandemia

A pandemia de Covid-19 completou um ano no Brasil em fevereiro. Em 12 meses, praticamente todos os profissionais tiveram que se adaptar à nova realidade trazida pela doença para continuar trabalhando. No caso de quem atua na área da Odontologia, foi preciso, por exemplo, reforçar a anamnese, para garantir a segurança não só da equipe odontológica, mas também dos pacientes.

A anamnese é o levantamento de dados a respeito da saúde geral e bucal através de um bate-papo na chegada do paciente. O procedimento já era realizado antes do novo coronavírus pelo Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), mas precisou ganhar novas perguntas de 2020 para cá para que o atendimento fosse mais seguro para todos.

Mas você sabe quais são essas questões? Abaixo, listamos questionamentos importantes que o ASB – ou o profissional que for executar a entrevista – deve fazer ao paciente antes de qualquer consulta.

4 perguntas para reforçar a anamnese

  • Nos últimos dias, teve febre?
  • E crises de problemas respiratórios, como tosse e dificuldade respiratória?
  • Esteve em contato com alguém com diagnóstico do novo coronavírus?
  • Esteve em contato com alguém com sintomas de Covid-19?

Se o paciente responder “sim” à maioria das perguntas, a consulta deve ser adiada por 14 dias. O auxiliar de dentista deve orientá-lo a ficar em casa e buscar uma unidade de saúde caso note sintomas da Covid-19.

Durante a anamnese, o ASB também pode aferir a temperatura corporal do paciente. Caso ele responda “sim” para boa parte das questões e esteja febril (com mais de 37,5ºC), encaminhe-o para cuidados médicos.

Caso o paciente responda “não” para as perguntas e a temperatura corporal dele esteja abaixo de 37,5º, dentista e equipe podem atendê-lo com medidas de proteção reforçadas.

Agora, atenção! Se os questionamentos foram respondidos com “não” e o paciente estiver com febre, a recomendação é suspender a consulta e encaminhá-lo para atendimento médico.

Mais no Blog Curso ASB

Quer saber mais sobre o novo coronavírus? Então, acesse o nosso blog e confira as publicações voltadas para Auxiliares em Saúde Bucal. Cuide-se e até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​