Seja bem vindo ao nosso Blog!

O trabalho do ASB na rede básica de saúde

O trabalho do ASB na rede básica de saúde
O trabalho do ASB na rede básica de saúde

Consultórios e clínicas odontológicos não são a única opção de emprego para o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). O trabalho do ASB na rede básica de saúde também é muito valorizado. Nela, os principais locais de atuação são as Unidades Básicas de Saúde (USBs) e as Unidades Odontológicas Móveis (UOMs). Saiba mais neste post.

O trabalho do ASB na rede básica de saúde

Nas USBs e UOMs, o auxiliar de dentista trabalha em ações de promoção e de prevenção em saúde bucal. Muitas vezes, os pacientes são pessoas que desconhecem a relevância de uma boa rotina de higiene bucal.

Só nessa tarefa já dá para ver o tamanho da importância do trabalho do ASB na rede básica de saúde. Mas as funções diárias do Auxiliar em Saúde Bucal não terminam por aí.

Na rede pública de saúde, o ASB, geralmente, é a primeira pessoa a ter contato com quem chega em busca de atendimento odontológico. Nesse contato inicial, é preciso ter uma comunicação clara com o paciente.

Esse bate-papo é para que o auxiliar de dentista descubra os medos e as expectativas do paciente para repassá-los ao dentista, que, junto à equipe, procura a melhor forma de tratá-los.

Já durante a consulta, o ASB é quem auxilia e instrumenta o dentista nas intervenções clínicas. Como braço direito, ele deve ajudar a tornar o atendimento mais seguro.

O Auxiliar de Saúde Bucal ainda é o responsável pela limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização dos materiais e equipamentos odontológicos. Ele também aplica as medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos.

Todas essas tarefas servem para evitar a contaminação do ambiente de trabalho, da equipe e, claro, dos pacientes.

Além disso, no setor público, o Auxiliar de Saúde Bucal processa filme radiográfico, seleciona moldeiras, prepara modelos em gesso e manipula materiais de uso odontológico para poder otimizar a consulta.

Por fim, esse profissional ainda está apto a participar de levantamentos e de estudos epidemiológicos. Afinal, pesquisas são importantes para o desenvolvimento de qualquer área!

Mais no Blog Curso ASB

Se você quer saber mais sobre o trabalho de um ASB, não deixe de continuar lendo o nosso blog. Aqui, também tem mais informações sobre o curso profissionalizante para ASB que nós oferecemos. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​