Seja bem vindo ao nosso Blog!

Afinal, ASB pode ou não aplicar flúor no paciente?

Afinal, ASB pode ou não aplicar flúor no paciente? Muita gente ainda tem dúvidas sobre quais atividades o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) desempenha no dia a dia. Neste post, nós esclarecemos uma delas, que é muito comum: o ASB pode aplicar flúor no paciente?!

Afinal, ASB pode aplicar flúor no paciente?

Não, não pode. De acordo com a lei que regulamenta a profissão, o auxiliar de dentista não pode aplicar flúor e nem outro procedimento na cavidade bucal do paciente que não esteja previsto em legislação. Outro exemplo, já visto aqui no blog, é a limpeza dentária. O Auxiliar em Saúde Bucal também está proibido de exercer a profissão de forma autônoma. Ele deve atuar sempre junto de um dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal (TSB). Por fim, o ASB também não pode fazer propaganda dos seus serviços nas redes sociais ou em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica. A punição para quem descumpre a legislação pode ser muito séria, tanto para o empregado, quanto para o empregador. Por isso, auxiliar de dentista, respeite a lei e denuncie irregularidades aos órgãos da Odontologia! Mas e o TSB, será que pode aplicar flúor no paciente? Pode. No entanto, de acordo com manuais de ASB e TSB, dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), o procedimento deve ocorrer após orientação do dentista.

ASB x TSB: as principais diferenças

Os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal e de Técnico de Saúde Bucal oferecem uma formação mais rápida e econômica para quem sonha em trabalhar com Odontologia. As duas carreiras exigem registro no CRO. Apesar dessa e de outras coisas em comum, as profissões não são equivalentes. Uma das diferenças entre ASB e TSB é a rotina diária. As responsabilidades do Auxiliar de Saúde Bucal giram mais em torno da preparaçãoÉ ele quem separa e higieniza os materiais empregados nos procedimentos. Também é função dele limpar ou descartar o que foi usado. O ASB ainda recebe os pacientes e organiza os documentos deles, como a ficha de atendimento e o histórico. Já o TSB é o responsável por pequenos procedimentos no próprio paciente, como aplicar flúor e fazer limpeza dentária. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária. O salário também é diferente. Normalmente, um Técnico em Saúde Bucal ganha um pouco mais do que um Auxiliar em Saúde Bucal. Isso porque a formação do TSB é mais extensa e as atividades envolvem mais risco biológico e de contaminação. Além disso, a carga horária é maior. Especialmente por esses motivos, a faixa salarial de um TSB é, no mínimo, de R$ 200 a R$ 500 maior. Mas, claro, nada impede que um ASB invista, no futuro, em um curso de Técnico em Saúde Bucal para acelerar ainda mais a sua carreira.

Mais no Blog Curso ASB

Quer saber mais sobre a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal?! Então, acesse o nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​