Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como ser um ASB mais empático em 2022

Como ser um ASB mais empático em 2022

A era digital trouxe novos tipos de interação social e, assim como em outros ambientes, impactou a relação entre pacientes e a equipe do consultório odontológico. Nessa transformação, porém, o que tem gerado reclamações é a falta de envolvimento dos profissionais. No post desta segunda-feira, falamos sobre empatia no trabalho como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Mais especificamente, como ser um ASB mais empático pode melhorar o atendimento. Aceita a meta para 2022?

Afinal, o que é a empatia?

Não é difícil encontrar profissionais que mal interagem com quem está na cadeira porque estão focados demais em apenas resolver o problema que apresentado a eles. A falta de um atendimento mais humanizado, no entanto, interfere na satisfação e, por consequência, na fidelização dos pacientes.

Mas qual a melhor maneira de o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), em parceria com o dentista e os outros colegas, tornar a consulta mais agradável para que o paciente não pense duas vezes antes de voltar?

O segredo está na empatia: a capacidade de colocar-se no lugar do outro e, assim, tentar compreender o que ele vive. Para quem trabalha com saúde, compreender os sentimentos alheios é essencial.

Mas qual a melhor forma de praticar a empatia? É através, principalmente, do diálogo.

O diálogo como aliado do ASB mais empático

A conversa é fundamental. ASB, fale de igual para igual com o paciente.

Há profissionais que preferem não apontar as possíveis complicações por medo de preocupar demais quem está na cadeira. Assim, acabam dizendo apenas que tudo vai ficar bem – o que está longe de ser o ideal.

Aí, após consulta, muitos pacientes acabam reclamando que não tiveram as expectativas atendidas. Por isso, mais uma vez, reforçamos: dialogue com o paciente. Explique sempre o que deve ser feito, o que ele pode esperar e o que mais for importante.

E ouça com atenção o que ele tem a dizer também. Saber de medos e de dúvidas torna o atendimento do paciente melhor porque você passa a entender como pode ajudar cada um.

Mais no Blog Curso ASB

Esperamos ter ajudado com este post! Aqui no nosso blog, em outros posts, falamos mais sobre a rotina do auxiliar de dentista. Não deixe de conferir!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​