Seja bem vindo ao nosso Blog!

3 habilidades indispensáveis para o instrumentador

3 habilidades indispensáveis para o instrumentador
 

Na busca por novos talentos, recrutadores têm exigido, cada vez mais, que os candidatos possuam certas aptidões profissionais. Você, que é Instrumentador Cirúrgico em Odontologia (ICO), sabe o que tem sido mais valorizado na contratação? No post desta segunda-feira, falamos de 3 habilidades indispensáveis para o instrumentador impressionar na entrevista de emprego.

Organização

A capacidade de organização é uma das habilidades indispensáveis para o instrumentador. É uma qualidade que, na verdade, é bem vista em qualquer área.

Na saúde, mais especificamente no caso do Instrumentador Cirúrgico em Odontologia, organizar-se é fundamental devido à infinidade de instrumentos odontológicos com que o profissional precisa lidar no dia a dia.

É importante lembrar que, na hora da cirurgia, porém, ele precisa seguir a organização imposta pelo cirurgião-dentista. Geralmente, a montagem da mesa obedece aos tempos cirúrgicos. Em quadrantes, os instrumentos são separados para cada fase da cirurgia: diérese, hemostasia, exérese e síntese.

Trabalho em equipe

O instrumentador cirúrgico trabalha, na maior parte das vezes, em equipe nas clínicas, nos consultórios e nos centros cirúrgicos. Ações individualistas não são bem vistas no dia a dia – é preciso trabalhar em harmonia com o cirurgião-dentista e com os outros membros da equipe.

Até porque, durante o atendimento, o ICO atua quase que como uma extensão do dentista. Assim, um bom trabalho em conjunto é imprescindível a todos, especialmente para o paciente, que pode ter um procedimento mais rápido e eficiente.

Conhecimento técnico

Além de saber como organizar todo o seu material, é importante que o Instrumentador Cirúrgico em Odontologia conheça bem todos os instrumentos que utiliza no dia a dia: os seus nomes, para quê servem, em quais procedimentos devem ser utilizados…

O conhecimento técnico – que faz parte dessas habilidades indispensáveis para o instrumentador – também inclui saber como cuidar bem de todos os objetos – como esterilizá-los de forma eficiente, por exemplo.

É claro que nem todo ICO “nasce” com essas capacidades que nós listamos. É importante, porém, que ele trabalhe no dia a dia para que possa desenvolvê-las da melhor maneira e, assim, impulsionar a sua carreira.

Mais no Blog Curso ASB

Para saber mais sobre a profissão, acesse o nosso blog ou nossas redes sociais.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​