Seja bem vindo ao nosso Blog!

O que a Wikipedia não vai te contar sobre trabalhar como auxiliar de dentista

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Se você está pensando em começar a carreira como auxiliar de dentista, provavelmente deve estar pesquisando mais informações sobre a profissão. Um dos sites mais influentes para informar os usuários sobre detalhes de profissões é a Wikipedia. E se você olhar o artigo deles sobre auxiliar de dentista o, não vai saber de muitas coisas essenciais da profissão. Então, que tal conhecer outros detalhes que a Wikipedia não vai te contar? Veja nosso post e descubra:

Qual o perfil de um Auxiliar de Dentista?

A Wikipedia nunca vai te contar qual o perfil ideal de profissional para trabalhar como Auxiliar de Dentista. Bom, vamos contar isso pra você.  Um auxiliar de dentista deve saber, em primeiro lugar, que como lidará com a área da saúde, deve estar habituado a lidar com situações como aplicação de injeções e ver sangue. Pessoas mais sensíveis a isto talvez não se deem tão bem na profissão. Também deve ser uma pessoa com boa habilidade manual, bem como ser uma pessoa bem organizada, já que é responsável por toda a limpeza e organização dos instrumentos e insumos do consultório.

Além disso, deve ser uma pessoa responsável, já que será responsável pela esterilização dos equipamentos e remoção do lixo hospitalar. Deve saber trabalhar em equipe, para que possa agir com sinergia junto ao cirurgião-dentista.

Qual a rotina de um Auxiliar de Dentista?

A Wikipedia também não conta qual é a rotina diária de um auxiliar de dentista.  No dia-a-dia ele:

  • Deve manipular e preparar os instrumentos que serão utilizados pelo cirurgião-dentista, deixando-os organizados e garantindo que foram esterilizados anteriormente;
  • Acompanhar todo o procedimento de forma a ajudar e entregar os instrumentos para o cirurgião durante o atendimento.
  • Receber o paciente ao chegar ao consultório e prepará-lo antes da consulta, passando o cordão com papel toalha no pescoço, entregando-lhe o guardanapo e óculos protetor. Também deve fazer a profilaxia necessária no paciente antes do tratamento começar;
  • Ser responsável pelo processamento do filme radiográfico, caso seja produzido no consultório.
  • Manipular moldeiras e preparar os moldes em gesso;
  • Recolher e analisar dados importantes relacionados ao controle administrativo em saúde bucal;
  • Cuidar da limpeza, desinfecção e esterilização dos equipamentos e de todo o consultório, além de ser responsável por aplicar as medidas de biossegurança necessárias no armazenamento e descarte de dejetos e resíduos odontológicos.

Existem cursos para Auxiliar de Dentista?

Outro detalhe que a Wikipedia não vai te contar são os cursos que você deve realizar para que possa exercer a profissão. Há dois cursos que você pode fazer para poder trabalhar nesta área: Auxiliar em Saúde Bucal ou Técnico em Saúde Bucal. Este segundo é mais focado para profissionais que querem atuar como técnicos em outras áreas da odontologia, por ser um curso mais complexo e demorado. Para aqueles que querem trabalhar como auxiliar de dentista, a melhor opção é o curso de Auxiliar em Saúde Bucal.

Tem mais alguma coisa sobre trabalhar como auxiliar de dentista que você gostaria de saber? Conte para nós nos comentários e responderemos para você.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​