Seja bem vindo ao nosso Blog!

Quais documentos para tirar o CRO de auxiliar?

Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Tirar o CRO de auxiliar é, provavelmente, o último passo antes do profissional poder trabalhar como um Auxiliar de Saúde Bucal em um consultório odontológico. Para tal, são necessários alguns documentos muito importantes para efetuar o seu registro num Conselho Regional de Odontologia.

Abaixo, nós listamos que documentos são esses. Por isso, continue lendo para saber quais são:

Para tirar o CRO de auxiliar, é preciso entregar o diploma do curso de ASB

Como já mencionado em outros momentos nesse blog, é necessário fazer um curso de Auxiliar de Saúde Bucal para poder obter o registro no Conselho Regional de Odontologia e também no Conselho Federal de Odontologia.

A frequência do curso, por sua vez, é comprovada no momento de tirar o CRO de auxiliar com a entrega de cópia do diploma em frente e verso autenticada em cartório. Não custa lembrar, mas o diploma tem que ser de um curso que seja reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia.

Comprovante de escolaridade do Ensino Fundamental

Além do curso de Auxiliar de Saúde Bucal, existe ainda uma segunda exigência acadêmica requisitada para poder tirar o CRO de auxiliar: o ensino fundamental.

Portanto, na hora de entrar com o pedido de registro no Conselho Regional de Odontologia, o profissional deverá levar uma cópia do seu comprovante de escolaridade com, no mínimo, formação completa até o Ensino Fundamental. Se você tiver estudado até o Ensino Médio ou Ensino Superior, obviamente que os seus comprovantes servem também.

Certidão de Nascimento ou Casamento

O candidato à registro no CRO precisará, também, levar uma cópia de uma Certidão de Nascimento para a realizar a sua inscrição no Conselho. Uma certidão de casamento também é aceite.

Documentos de identificação pessoal

Além da Certidão de Nascimento / Casamento, o profissional deverá levar para o registro no Conselho Regional de Odontologia do seu estado alguns documentos de identificação pessoal para a consulta de sua situação fiscal e eleitoral.

Confira abaixo alguns desses documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Documento Militar (em caso de homem)

Comprovativo de endereço residencial e (caso haja) profissional

Outro documento que é necessário apresentar na hora de tirar o CRO de auxiliar é o comprovante de endereço residencial do profissional e, caso tiver, o comprovante de endereço profissional também.

Isso acontece porque o Conselho Regional de Odontologia precisa da comprovação de atuação profissional do auxiliar na sua região de jurisdição. Esse documento serve para evitar, por exemplo, que um profissional do Rio de Janeiro se cadastre no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Fotos 2×3 e também 3×4

Por fim, mas não menos importante claro, é a entrega de 4 fotos do profissional na hora do cadastro no Conselho Regional de Odontologia.

Essas fotos são necessárias em dois formatos: duas fotos em 3×4 e mais duas fotos em 2×3, todas entregue no momento de realização do pedido de registro no CRO.

Viu como é fácil tirar o CRO de auxiliar? São poucos os documentos exigidos e o único obstáculo entre você e a possibilidade de atuar nessa profissão legalmente seja, provavelmente, a falta do curso de ASB. Portanto, matricule-se já num curso de ASB!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​