Seja bem vindo ao nosso Blog!

Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal são profissões diferentes; entenda

 

Não é difícil achar quem confunda Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal. Em comum, eles têm a importância para o funcionamento de um consultório odontológico. Mas e as diferenças? Bem, são muitas! Afinal, são profissões distintas. Acompanhe, no post desta segunda-feira, o que distingue os dois cargos.

Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal: as principais diferenças

Bem, a gente começa falando da rotina. As responsabilidades do Auxiliar de Saúde Bucal giram mais em torno da preparação para o atendimento. É ele quem separa e higieniza os materiais utilizados pelo dentista. Também é o ASB quem limpa ou descarta o que foi usado na consulta. Outra atividade é receber os pacientes e organizar os documentos deles.

Já o TSB é o responsável por pequenos procedimentos no próprio paciente, como aplicar o flúor para limpeza dentária ou remover uma sutura. Ele também pode tirar as fotografias da arcada dentária. Já vimos, inclusive, aqui no blog, que o ASB é proibido de fazer tais coisas.

Como as responsabilidades dos dois profissionais não são as mesmas, a remuneração também é diferente. Em geral, o técnico ganha um pouco mais do que um auxiliar.

Isso porque, entre outros motivos, a formação do TSB é mais extensa e as atividades do dia a dia envolvem maior risco biológico e de contaminação. Por esse motivo, a faixa salarial dele é, no mínimo, de R$ 200 a R$ 500 maior.

Apesar de todas as diferenças, é importante lembrar que as duas carreiras, de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal, exigem a inscrição no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Além do mais, nada impede que um ASB possa ser um TSB no futuro. Investir nos estudos está sempre em alta!

Mais no Blog Curso ASB

Gostou deste post? Se você sonha em trabalhar com Odontologia, mas não sabe por onde começar, acesse o nosso blog. Por lá, você pode conhecer o Curso ASB e mais sobre a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal. Quem sabe você não termina 2020 com o seu sonho realizado? Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​