Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como o ASB pode evitar perdas e faltas no estoque

Como o ASB pode evitar perdas e faltas no estoque

Cuidar do estoque faz parte do trabalho do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), seja nas clínicas e consultórios odontológicos ou, ainda, na rede pública de saúde. Já pensou o problemão se, pouco antes de tirar o siso de um paciente, o dentista precisa de anestésico e não tem? É, é por isso que planejamento e a organização são tão importantes: para evitar perdas e faltas no estoque.

Dicas práticas para evitar perdas e faltas no estoque

O ASB deve ficar atento ao vencimento dos produtos antes de tudo. Os itens que têm prazo de validade maior podem ser armazenados por anos; os que vencem mais facilmente, precisam ser usados e repostos o quanto antes.

Também é essencial que o auxiliar de dentista tenha noção do espaço físico reservado para a estocagem dos materiais. Se ele é pequeno, não faz sentido comprar uma grande quantidade de luvas se não há lugar para guardá-las, não é?

Outra sugestão que ajuda a evitar perdas e faltas no estoque é fazer a previsão de atendimento – faça uma lista do que o consultório odontológico deve precisar em um determinado período de tempo. Não tem nem noção da quantidade deve ser usado de cada coisa nesse tempo que delimitou?!

A solução é fazer uma comparação com o mesmo período do ano interior. Assim, é possível ter uma base. Leve em consideração a atual situação do local onde você trabalha – especialmente se a quantidade de pacientes subiu ou baixou bastante.

Agora, basta definir de quanto em quanto tempo as compras devem ser feitas. Se a previsão é anual, o ideal é comprar de três em três meses por exemplo. Isso é importante para manter um estoque mínimo. Por fim, nunca se esqueça de levar em conta o tempo de entrega do pedido. Sempre peça com antecedência!

Mais no Blog Curso ASB

Gostou deste post sobre como evitar perdas e faltas no estoque? No nosso blog, quem é Auxiliar em Saúde Bucal confere mais dicas para otimizar o trabalho e outras informações sobre a profissão. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​